A rede Supermercados BH inicia, nesta semana, a segunda e última fase da conversão das unidades Bretas para a sua bandeira. A expectativa é que até a primeira semana de agosto, as 22 lojas restantes passem a operar sob a nova gestão.
As unidades estão localizadas nas cidades mineiras de Curvelo, Juiz de Fora, Matozinhos, Montes Claros, Pedro Leopoldo, Pirapora, Sete Lagoas, Unaí e Varginha.
A ação ocorre após o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) ter aprovado, sem restrições, a etapa final da operação envolvendo a aquisição pelo grupo BH de um total de 54 lojas da bandeira Bretas, antes pertencentes ao Cencosud, em Minas Gerais, além de oito postos de combustíveis e um centro de distribuição (CD). O investimento totalizou R$ 716 milhões.
A decisão do Cade foi formalizada por meio de despacho da Superintendência-Geral no Ato de Concentração nº 08700.003904/2025-78 publicado no Diário Oficial da União no dia 9 de julho.
Para as empresas envolvidas, a operação (noticiada, em primeira mão, pelo site de SuperHiper) possui objetivos complementares. Enquanto os Supermercados BH buscam expandir sua atuação e capilaridade em Minas Gerais, o Cencosud visa reforçar sua capacidade financeira para direcionar investimentos a outros mercados no Brasil. Vale lembrar que, apesar da venda, o Cencosud continuará a operar a marca Bretas em outras localidades e manterá suas atividades de e-commerce, que não foram incluídas nesta negociação.
Durante o processo de análise, o Cade avaliou os potenciais impactos concorrenciais nas regiões envolvidas. Embora tenham sido identificadas sobreposições horizontais em todos os municípios, o órgão concluiu que não há riscos significativos à concorrência. Em cidades como Juiz de Fora e Sete Lagoas, o parecer destacou a baixa participação de mercado dos Supermercados BH antes da operação e a presença de concorrentes relevantes. Em outras localidades, fatores – como a entrada de novos players, a rivalidade entre as redes e o deslocamento de consumidores para municípios vizinhos – contribuíram para minimizar as preocupações regulatórias.
A aquisição também consolida a posição dos Supermercados BH no cenário nacional. De acordo com o Ranking ABRAS 2025, a rede fundada e dirigida por Pedro Lourenço ocupa atualmente o quarto lugar.
Fonte: Assessoria de imprensa do BH e O Pharol