Home SeçõesNegócios Rede BH inicia segunda etapa da virada de lojas Bretas

Rede BH inicia segunda etapa da virada de lojas Bretas

Ação ocorre após aprovação pelo Cade de etapa final de aquisição

De Redação SuperHiper
0 Comentário

A rede Supermercados BH inicia, nesta semana, a segunda e última fase da conversão das unidades Bretas para a sua bandeira. A expectativa é que até a primeira semana de agosto, as 22 lojas restantes passem a operar sob a nova gestão.

As unidades estão localizadas nas cidades mineiras de Curvelo, Juiz de Fora, Matozinhos, Montes Claros, Pedro Leopoldo, Pirapora, Sete Lagoas, Unaí e Varginha.

A ação ocorre após o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) ter aprovado, sem restrições, a etapa final da operação envolvendo a aquisição pelo grupo BH de um total de 54 lojas da bandeira Bretas, antes pertencentes ao Cencosud, em Minas Gerais, além de oito postos de combustíveis e um centro de distribuição (CD). O investimento totalizou R$ 716 milhões.

A decisão do Cade foi formalizada por meio de despacho da Superintendência-Geral no Ato de Concentração nº 08700.003904/2025-78 publicado no Diário Oficial da União no dia 9 de julho.

Para as empresas envolvidas, a operação (noticiada, em primeira mão, pelo site de SuperHiper) possui objetivos complementares. Enquanto os Supermercados BH buscam expandir sua atuação e capilaridade em Minas Gerais, o Cencosud visa reforçar sua capacidade financeira para direcionar investimentos a outros mercados no Brasil. Vale lembrar que, apesar da venda, o Cencosud continuará a operar a marca Bretas em outras localidades e manterá suas atividades de e-commerce, que não foram incluídas nesta negociação.

Durante o processo de análise, o Cade avaliou os potenciais impactos concorrenciais nas regiões envolvidas. Embora tenham sido identificadas sobreposições horizontais em todos os municípios, o órgão concluiu que não há riscos significativos à concorrência. Em cidades como Juiz de Fora e Sete Lagoas, o parecer destacou a baixa participação de mercado dos Supermercados BH antes da operação e a presença de concorrentes relevantes. Em outras localidades, fatores – como a entrada de novos players, a rivalidade entre as redes e o deslocamento de consumidores para municípios vizinhos – contribuíram para minimizar as preocupações regulatórias.

A aquisição também consolida a posição dos Supermercados BH no cenário nacional. De acordo com o Ranking ABRAS 2025, a rede fundada e dirigida por Pedro Lourenço ocupa atualmente o quarto lugar.

Fonte: Assessoria de imprensa do BH e O Pharol

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 50 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada