Belmiro Gomes, CEO do Assaí Atacadista, foi eleito Executivo de Valor 2025, na categoria Comércio, em premiação realizada pelo jornal Valor Econômico. A iniciativa, que chega à 25ª edição, reconhece anualmente líderes de destaque em 20 setores da economia e em cinco categorias especiais.
O executivo, que tem uma trajetória de mais de três décadas no varejo alimentar, ingressou no setor aos 13 anos de idade e acumula ampla experiência na operação e gestão do modelo atacarejo. Desde 2010 à frente do Assaí, o executivo liderou um dos ciclos de expansão mais expressivos do varejo nacional, com a abertura de mais de 130 lojas desde 2021. A rede conta hoje com 302 unidades distribuídas em 24 estados e no Distrito Federal, empregando mais de 87 mil colaboradores.
“Ser eleito na categoria Comércio, vindo especialmente do setor alimentar e do atacarejo, modelo que começou no Brasil e que hoje corresponde por mais de 50% do varejo alimentar brasileiro, e que nós ajudamos a construir, nos enche de orgulho”, afirmou Belmiro Gomes.
Além da capilaridade, o executivo também se destacou pelo fortalecimento da cultura interna, pela inovação no formato de loja e pela capacidade de adaptação do negócio. Desde 2022, ele também integra o Conselho de Administração da companhia.
A escolha dos vencedores do prêmio Executivo de Valor é baseada em pesquisa conduzida por 12 consultorias que integram a Association of Executive Search and Leadership Consultants (AESC), presente em 74 países. O processo de votação é secreto, realizado em dois turnos, e considera critérios como desempenho empresarial, inovação, sustentabilidade, diversidade, reputação e liderança.
Gomes reforçou que a conquista é coletiva. “Temos um equilíbrio entre compromisso e resultado, seja com nossos acionistas, com os 40 milhões de clientes que passam mensalmente pelas nossas lojas ou com os quase 90 mil colaboradores do Assaí. Agradeço ao Valor Econômico e ao Grupo Globo pela realização deste importante reconhecimento ao empresariado brasileiro”, destacou.
Para ele, o cenário de constante transformação é uma motivação. “O consumidor muda, os desafios mudam e nós seguimos evoluindo, sem perder nossa essência”, concluiu.