Febre nos condomínios brasileiros, os minimercados autônomos têm conquistado cada vez mais a confiança dos moradores, trabalhando um novo perfil de consumo dentro dos residenciais e comerciais. Bebidas e produtos de mercearia lideram as estatísticas de venda nas unidades de minimercados da SmartStore.
Em 2024, a categoria “Bebidas” representou 25% das vendas nas mais de 1,8 mil unidades da licenciadora espalhadas por todo o país. Na segunda posição, aparecem os produtos de mercearia, com 18,00% do total de vendas. Na sequência aparecem os doces, as bebidas alcoólicas e os congelados que entram no Top 5 dos produtos mais vendidos nos minimercados no período. Juntos, esses produtos somam 70,63% das vendas.
“O ranking ilustra bem o perfil do nosso consumidor, que opta pela praticidade na hora da compra. Esses produtos, que não compõem a cesta básica tradicional, atende uma exigência dos clientes locais dos minimercados, que têm a facilidade de buscar muito próximo de sua casa ou do escritório um refrigerante para acompanhar o almoço ou uma cervejinha gelada no fim de semana para um momento de lazer. Isso tudo de forma rápida, com preço justo e, praticamente, na porta de casa”, declarou diretor de expansão Smartstore Brasil, Oberdan Siqueira.
Vale lembrar que no caso da cerveja, independentemente da marca, a SmartStore restringe a venda, que é permitida apenas para maiores de 18 anos. Para isso, cada morador possui um cartão de liberação para bebidas alcoólicas, que só pode ser utilizado por adultos.