Por Redação SuperHiper
O Bandeirante Supermercados está em expansão e chegará a cinco lojas no interior de São Paulo até o fim deste ano. Nas últimas semanas, dirigentes da varejista estiveram reunidos com representantes das prefeituras das cidades paulistas de Birigui, terra natal da empresa, e de Araçatuba. A abertura dos dois espaços irá gerar quase 600 empregos diretos e indiretos nos dois municípios.
A terceira loja do Bandeirante Supermercados em Birigui será inaugurada no fim de novembro, na Avenida Euclides Miragaia, bairro Jardim Pinheiros, onde funcionou o Tonin SuperAtacado. A nova unidade irá atender o varejo com itens de supermercado, açougue, hortifrúti, padaria, confeitaria e rotisseria, em uma área total de 15 mil metros quadrados, com mais de 250 vagas de estacionamento. Estão sendo gerados cerca de 300 postos de trabalho de forma direta e indireta. O processo seletivo para composição do quadro de colaboradores já foi realizado.
Em Araçatuba, a unidade terá 15 mil metros quadrados, mais de 250 vagas de estacionamento e oferecerá também itens de varejo, açougue, padaria, confeitaria, rotisseria e hortifrúti. A inauguração está prevista para 3 de dezembro. O supermercado será instalado no prédio do antigo Tonin SuperAtacado, no alto da Avenida Saudade, no bairro Saudade.
O CEO do Bandeirante, Marcos Takata, ressaltou a tradição da rede e seus diferenciais. “Com mais de 60 anos de experiência, trazemos para Araçatuba tradição e qualidade. Nosso setor de hortifrúti é abastecido por produtores de várias regiões do país, e temos uma administradora própria de cartões, oferecendo excelência e transparência aos clientes. Estamos confiantes de que a unidade será referência no varejo local.”
Para compor a equipe da nova unidade, o Bandeirante realizará um mutirão de contratação em parceria com o Balcão de Empregos da Prefeitura de Araçatuba, de 13 a 16 de outubro, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Serão oferecidas 185 vagas permanentes, abertas a ambos os sexos e também destinadas a pessoas com deficiência (PcD). Para operador(a) de caixa, é exigido Ensino Médio completo; nas demais funções, a escolaridade não é obrigatória.
História
A trajetória da empresa teve início em 1962, quando Teru Takada e seu filho Michinori venderam o sítio em que viviam para iniciar as atividades comerciais do “Empório Bandeirante”, instalado em um prédio de esquina entre as ruas João Galo e Nove de Julho, em Birigui. Em 1974, Michinori, sua esposa Fumiko e os quatro filhos do casal inauguraram o “Supermercado Bandeirante” em um novo prédio de
aproximadamente 500 metros quadrados, localizado na Rua João Galo, nº 94. Durante a gestão de Michinori, o local passou por duas ampliações, chegando a uma área total de aproximadamente 900 metros quadrados.
Em 1990, com o falecimento de Michinori, Fumiko passou a direção da empresa para os filhos: Mituo e Seiji. Durante essa gestão, o empreendimento passou por uma nova ampliação, chegando a uma área total de aproximadamente 1.200 metros quadrados. Em 2002, a empresa passou a ser administrada por Seiji e seus dois filhos mais velhos: Paulo e Marcos. Com a necessidade de melhorias nas instalações e ideias inovadoras, a nova diretoria decidiu promover investimentos voltados à ampliação e reforma geral da loja, o que incluiu a implantação de açougue, padaria e lanchonete.
No início dos anos 2000, a empresa fez reformulações de slogan e de logomarca, a fim de refletir seu crescimento. Em 2005, foi inaugurada a segunda unidade em Birigui, com 5.000 metros quadrados, sendo 3.000 metros quadrados entre loja e depósito, 2.000 metros quadrados de estacionamento, 16 check-outs e geração de 160 novos postos de trabalho. Em 2010, o estacionamento da loja 2 foi coberto e novamente ampliado, passando a ter 4.700 metros quadrados. Foi o primeiro supermercado da cidade com controle de entrada e saída de veículos, garantindo mais segurança e ainda mais comodidade aos clientes.
Em março de 2017, o Bandeirante abriu sua terceira loja em Buritama (SP), na Avenida Frei Marcelo Manilia, 1231, na área central da cidade.
Atualmente, o Grupo Bandeirante Supermercados é administrado por Marcos Fukunori Takata, atual CEO. Além dos três supermercados em operação, a companhia reúne um centro de distribuição (CD), uma transportadora própria e uma administradora de cartões.