Por Renato Müller
O crescimento dos furtos e roubos no varejo tem provocado mudanças na estratégia de negócios de varejistas em todo o mundo. No Reino Unido, a rede Greggs, com mais de 2.000 lojas de conveniência, retirou geladeiras de autoatendimento de seus pontos de venda com maior volume de incidentes, colocando itens como bebidas e sanduíches atrás dos balcões.
“Essa é uma de várias iniciativas que estamos testando em lojas mais expostas a comportamentos antissociais”, disse Roisin Currie, a CEO da empresa, acrescentando que o mix das lojas não mudará por causa dessas medidas. Segundo a executiva, o teste com as geladeiras sem acesso direto dos clientes é uma maneira de testar se, dessa forma, é possível obter um equilíbrio entre a segurança das equipes e o bom desempenho das vendas.
Leia também:
- Uso de reconhecimento facial para evitar crimes gera polêmica no Reino Unido
- Supermercado passa a cobrar entrada de cliente em loja
- Quase 40% dos britânicos já furtaram em self-checkout
“Temos tomado várias medidas para garantir a segurança dos nossos colaboradores, incluindo parcerias com a polícia e com outros varejistas. Isso tem ajudado as autoridades a coletar mais informações que têm levado à captura de quadrilhas especializadas”, acrescenta.
A Greggs tem sido uma das redes mais impactadas pelos casos de furtos e roubos no varejo britânico. De acordo com o jornal The Sun, a cada 20 minutos tem havido uma tentativa de furto ou roubo em uma loja da rede, levando a empresa a testar recursos como portas de alta segurança, alarmes de pânico e câmeras nos uniformes dos colaboradores.