Por Renato Müller
A demanda por alimentos e produtos de beleza tem aumentado no mercado europeu, em um movimento associado à busca por pequenos momentos de felicidade e fuga de um mundo repleto de preocupações. De acordo com um estudo da Circana, o consumo vem se orientando cada vez mais ao bem-estar pessoal e menos a questões puramente funcionais.
Segundo o levantamento, apesar de seguir controlando seus gastos em compras cotidianas, os consumidores europeus têm investido em produtos que trazem felicidade, como alimentos para melhorar o estado de espírito, produtos de beleza e brinquedos que aliviam o stress. É o “efeito batom” conhecido no varejo brasileiro, agora aplicado a um contexto de conflitos mundiais, preocupações climáticas e pressões econômicas constantes.
“As marcas de sucesso em 2025 serão aquelas que compreenderem a nova mentalidade do consumidor: praticidade com emoção, cautela com indulgência”, afirma Anne Haine, Head de CPG da Circana para a Europa. Essa equação tem favorecido produtos e marcas premium e de luxo que geram um valor agregado claro, um significado ou uma recompense emocional.
Nos supermercados, esse tipo de demanda se traduz, por exemplo, no aumento das vendas de snacks ricos em proteínas, refeições em casa com qualidade de restaurante ou fragrâncias que geram bem-estar. De acordo com a Circana, os snacks deixaram de ser algo para consumir em um momento de fome entre as refeições e passaram a acompanhar o café da manhã, o almoço e o jantar. Atualmente, 13% dos europeus consome algum tipo de snack em vez de uma refeição e 28% consomem como parte dessa refeição.
Isso decorre em grande parte da percepção de que é possível se alimentar de forma saudável a partir de barrinhas de cereais, barras protéicas e itens similares. O gasto com esse tipo de item subiu 9,6% no varejo supermercadista europeu, tomando 64 bilhões de euros de outras categorias.