Pesquisa realizada prevê que a abertura de novas lojas chegará ao limite até 2026; entre os maiores do segmento, a aposta são nas ações do Mateus
Um relatório realizado afirma que em três anos o atacarejo atingirá a sua maturidade no segmento. O relatório realizado pelo Itaú BBA diz que o mercado alcançará 2.465 unidades, o que deve acontecer já em 2026. Hoje são 1.750 lojas no Brasil inteiro, incluindo 358 aberturas nos últimos 18 meses.
Um novo mapeamento do setor feito mostra que Assaí e Atacadão têm uma liderança menos dominante do que se imaginava – e o Grupo Mateus aparece como a empresa com maior oportunidade de expansão. Apesar de ter aberto 150 lojas desde 2019 (totalizando 346), o Atacadão manteve os 20% de participação – um número que inclui a compra do BIG. O Assaí, no mesmo período, abriu 119 lojas (fazendo um total de 269) e caiu de 16% para 15% de share. Essa estagnação no share dos grandes players aconteceu porque oito players regionais cresceram ainda mais rápido, e hoje têm em média 50 lojas cada. Os top 10 do setor (excluindo Atacadão e Assaí) aumentaram sua participação de mercado em 3 pontos percentuais para 24% desde 2021.
o Grupo Mateus tem um potencial de expansão maior que os líderes, que estão mais concentrados no Sudeste. A rede fundada por Ilson Mateus é atualmente a quarta do setor, com 63 lojas, atrás de Atacadão, Assaí e da rede chilena Cencosud (72 unidades). O Mateus também pode capturar melhor o potencial das cidades menores, com populações entre 50 mil e 250 mil habitantes, algo que já vem fazendo nos últimos anos em cidades do interior do Norte e Nordeste. Ainda há 300 cidades nesse perfil de consumo que não possuem lojas de nenhum dos 20 maiores players – a maioria, no Nordeste.
Metade do mercado hoje está na mão dos dez maiores players, e os outros 50% estão pulverizados em redes menores – mas em que alguns casos já têm faturamentos bilionários. As líderes vão precisar melhorar os seus balanços para aproveitar essas oportunidades.
Com informações do Brazil Journal