De olho no potencial dos chamados “transformadores” (pessoas físicas ou pequenas empresas que compram produtos em grandes quantidades para revender, utilizando-os como matéria-prima ou insumos para seus próprios produtos), o Atacadão, bandeira de atacarejo do Grupo Carrefour Brasil (GCB), é um dos patrocinadores master da 13ª ExpoPizzaria, a maior feira de pizzas da América Latina.
O evento, que acontece hoje e amanhã (15), em São Paulo, apresenta soluções para empreendedores, colaboradores e entusiastas do setor, como um amplo portfólio de ingredientes, equipamentos de última geração e workshops ligados à gastronomia, negócios e marketing, proporcionando um ambiente para networking e troca de experiências entre o público.
Pelo oitavo ano consecutivo no evento, o Atacadão reforça o seu compromisso com o público do segmento de pizzarias, que encontra, nas lojas ao redor do Brasil, um parceiro para o abastecimento diário de seus negócios. “Há 63 anos, o Atacadão segue como um parceiro dos comerciantes, oferecendo produtos de qualidade e a preços justos para pequenos comerciantes, transformadores e microempreendedores. Com negociações competitivas que realizamos com fornecedores de todo o País, não abastecemos apenas milhares de negócios, mas também contribuímos para o desenvolvimento econômico e social das regiões onde estamos presentes”, destaca o CEO do Atacadão, Marco Oliveira.
Dados sobre a categoria de pizzas
Segundo a Associação de Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra), os brasileiros consomem cerca de um milhão de pizzas por dia. Com mais de 36 mil pizzarias em operação no País, 51% estão na região Sudeste, e São Paulo é o estado que lidera o estudo, com 32,6% dos estabelecimentos.
Levantamento feito pela VR, com base em transações com soluções da empresa, entre maio de 2024 e maio de 2025, a categoria de pizzas congeladas movimentou cerca de R$ 4 milhões nos supermercados. No período, foram quase 340 mil unidades compradas no varejo alimentar, com valor médio de R$ 12,65 por unidade. Já, nas pizzarias, houve cerca de 1 milhão de transações, com gasto médio de R$ 64 por pedido, chegando a R$ 72,47 nos meses mais recentes.
A pesquisa também mapeou os hábitos por trás do consumo. A marguerita é o sabor preferido dos brasileiros, seguida por calabresa e quatro queijos. A massa fina é a favorita de 68%, e 66% começam pela ponta. A maioria acompanha com refrigerante (62%) ou vinho (23%). Entre os consumidores, 95% dizem comer pizza com a família e 46% com amigos. Aos fins de semana, o prato é tradição: 75% preferem sábado, 61% sexta e 48% domingo.
Fontes: Assessoria de imprensa do GCB/ CNN