A Universidade Corporativa Asun (UCA) vem se consolidando como uma importante ferramenta de valorização profissional na rede varejista. Desde seu lançamento, em 2022, mais de 200 colaboradores foram promovidos por meio da iniciativa, que também já impactou diretamente a trajetória de muitos alunos — número que deve crescer com a nova turma de 2025, composta por cerca de 70 participantes. A mais recente concluiu o ciclo em janeiro.
Para o futuro, a UCA projeta a ampliação da oferta de cursos on-line, o fortalecimento de parcerias com instituições de ensino e o lançamento de um programa voltado à formação de líderes seniores.
Segundo o Grupo Asun, antes mesmo da criação da UCA, já existia uma estrutura voltada ao treinamento e desenvolvimento dos colaboradores. Porém, com a chegada da universidade, esse movimento foi intensificado, e os caminhos e as trilhas de conhecimento passaram a ser mais direcionados e estratégicos. Com trilhas de aprendizagem, mentorias e cursos presenciais e on-line, a UCA prepara os colaboradores para novos desafios e funções, alinhando competências técnicas e comportamentais às necessidades do negócio.
O projeto está estruturado em três frentes: Academia do Conhecimento (voltada ao desenvolvimento de habilidades técnicas e operacionais, com foco no dia a dia das lojas); Academia de Líderes (trabalha o desenvolvimento de competências, com foco em gestão de pessoas, visão estratégica e liderança); e Academia de Mentorias (dedicada ao acompanhamento personalizado de talentos com alto potencial por mentores da liderança sênior, estimulando o aprendizado por meio de trocas práticas).
Além da formação contínua, a universidade promove capacitações específicas, como a recém-concluída jornada voltada a analistas administrativos financeiros, com mais de 16 horas de atividades. Os cursos podem ser acessados pelo portal interno da empresa ou indicados pelas lideranças. Entre os temas abordados estão atendimento ao cliente, operação de loja, gestão de pessoas, liderança, comunicação assertiva, técnicas de vendas, boas práticas em supermercados e segurança alimentar.
Para o diretor de Recursos Humanos do Grupo Asun, Maurício Larratea Echeverria, a UCA é uma aposta clara na valorização das pessoas. “A universidade nasceu de um desejo genuíno de impulsionar quem faz o nosso negócio acontecer todos os dias. Investir ainda mais no crescimento profissional dos nossos colaboradores fortalece nosso propósito e amplia nossa capacidade de entrega.”
O modelo foi pensado para respeitar a rotina intensa do varejo, conciliando operação e formação contínua. Um dos diferenciais é o impacto direto nas equipes — como se vê no Programa de Trainee da UCA, realizado anualmente e voltado à formação de líderes.
Da fiambreria à gerência regional
É o caso de Everton Queiroz, 31 anos. Ele começou a trajetória no Grupo Asun em 2013, na fiambreria da loja de Cidreira. De lá para cá, não parou mais. Passou pelo setor de prevenção de perdas, participou das primeiras turmas de trainee e, em 2022, tornou-se gerente da unidade de Osório. Neste ano, foi promovido a gerente regional, cargo no qual lidera dez lojas.
“Os principais aprendizados que percebi ao longo do processo de formação foram o autoconhecimento, o desenvolvimento pessoal, o comportamento, a atitude e, principalmente, o conhecimento de minhas habilidades. Vencer a timidez foi um grande desafio. A UCA contribuiu muito para minha desenvoltura cognitiva, capacidade de comunicação, autoconfiança e autoestima, bem como para a aquisição de novas habilidades e conhecimento em gestão. Se a gente não entende de pessoas, não entende do negócio, pois elas compõem a peça fundamental de uma organização”, relata Queiroz.
Para o gerente regional, a universidade corporativa vai além da qualificação técnica. “A UCA ajuda a despertar o autoconhecimento, desenvolve as atitudes e nos prepara para assumir as grandes responsabilidades. É uma verdadeira escola de profissão”, complementa.
Com um processo que inclui seleção interna, formação técnica e comportamental, vivências práticas e acompanhamento com mentores, o programa tem revelado novos líderes e quer inspirar outras empresas a investirem em universidades corporativas como forma de impulsionar talentos.
“A UCA mostra que é possível construir uma universidade corporativa com recursos internos, foco na valorização das pessoas e alinhamento com a estratégia da empresa. O sucesso deste projeto está na escuta ativa dos colaboradores, no protagonismo do RH e no apoio da liderança, servindo como modelo replicável para empresas de médio porte que desejam impulsionar a performance por meio da educação corporativa”, destaca Echeverria.