<< Voltar pra Home

ESG



Assaí vai abrir mais de 70 lojas sustentáveis até 2023

4 de outubro de 2021
 - 
01:11
 - 
Redação SuperHiper
Featured image for “Assaí vai abrir mais de 70 lojas sustentáveis até 2023”

Expansão consciente da rede atinge um alto grau de eficiência energética, incluindo uso de fontes renováveis. Internamente, o grupo estimula metas de redução de consumo de água e luz diante a grave crise hídrica na maior parte do país

O Assaí Atacadista tem investido continuamente em uma matriz energética diversificada e mais limpa inclusive nas 29 novas que serão abertas este ano e mais 25 unidades por ano até 2023.

Desta forma, o atacadista tem ampliado suas medidas em prol da eficiência energética e, hoje, cerca de 90% do que é consumido pela companhia tem como origem fontes renováveis, ou seja, são provenientes das matrizes eólica, solar, biomassa e pequenas hidrelétricas. A iniciativa está atrelada ao pilar de sustentabilidade, um dos principais do negócio do Assaí.

Dentre as medidas de eficiência energética da companhia, há o planejamento de migração completa do parque de lojas de 2020 para o mercado livre de energia, anunciado em março deste ano. Atualmente, das 190 lojas presentes em todo o país, 174 já migraram para o mercado livre de energia (dados de agosto/21).

“Apenas 15 unidades ainda estão em processo de migração ao novo sistema e a perspectiva é seguirmos esse planejamento em linha com a expansão do Assaí. Assim, as unidades que serão inauguradas no decorrer deste ano serão convertidas ao longo dos próximos meses”, explica Lucas Attademo, Gerente de Galerias e Contas Públicas do Assaí.

As novas lojas do Assaí também são construídas levando em consideração conceitos de ecoeficiência e gestão do impacto ambiental e já são inauguradas com iluminação 100% em LED; ilhas de congelados e refrigerados com portas; e fachada de vidro e telhas translúcidas, que garantem um melhor aproveitamento da luz natural e contribuem para a diminuição do consumo de energia.

Para seguir aprimorando os processos operacionais de eficiência energética, o Assaí está sempre buscando novas tecnologias que auxiliem no controle de dados e informações. “Temos uma parceria com a Enel X, que nos auxilia no acompanhamento do consumo de energia em todas as nossas lojas. A partir da análise de dados, a Enel X nos alerta se alguma unidade supera o consumo previsto e, assim, podemos averiguar o que está acontecendo e solucionar a questão o quanto antes”, conta.

Além disso, o Assaí possui 6 usinas solares em operação em suas lojas. Os painéis fotovoltaicos foram instalados na cobertura dos estacionamentos das lojas e geram energia que abastece parte da operação.

No último ano, as usinas geraram cerca de 4 mil MWh de energia, o que equivale ao consumo de energia de cerca de 1.700 residências médias, evitando a emissão de aproximadamente 240 toneladas de CO2 durante o período.

Programa de Conscientização entre os colaboradores

Como forma de incentivar e conscientizar também os seus mais de 51 mil colaboradores e colaboradoras quanto ao consumo consciente de energia e água, o Assaí também conta com um programa interno em suas lojas, na qual reforça as boas práticas entre o seu time e estimula metas de redução de consumo. “O país está em um cenário atípico de crise hídrica e elétrica, mas nossas iniciativas de eficiência energética atreladas a fontes de energias renováveis têm nos ajudado muito.

E isso também se aplica ao nosso processo de expansão: abriremos 28 novas lojas este ano e mais 25 novas unidades por ano até 2023. Nosso parque de loja está crescendo rapidamente e essas iniciativas nos auxiliam em uma expansão responsável e consciente”, afirma.

O Assaí também se tornou a 1ª empresa do Brasil a conquistar o Selo de Confiança da B3 para o mercado de energia. “Sustentabilidade é um dos principais pilares do nosso negócio. Seguiremos ampliando e aprimorando, cada vez mais, as nossas iniciativas de eficiência energética. Em linha com o nosso controlador Casino, a empresa também tem como meta reduzir em 30% as suas emissões de carbono até 2025 – com base no ano de 2015”, finaliza Attademo.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Bistek inaugura terceira loja no Rio Grande do Sul

Rede catarinense segue seu projeto de expansão no estado e prevê abrir mais três unidades em 2024 A rede catarinense…
Image

SuperLima adota práticas sustentáveis e incentiva economia local

Do interior do Ceará, supermercado mostra a todos a importância de implementar ações da agenda ESG De Limoeiro do Norte,…
Image

“Caber no bolso” é o fator mais importante de decisão de compra

Estudo mostra que, mesmo no mercado americano, aspectos como experiência, saudabilidade e preocupação com o meio ambiente ficam em segundo…
Image

Indústria tem melhor mês em novembro

Índice da GS1 Brasil mostra um crescimento no comportamento confiante do setor na renovação dos produtos A intenção da indústria…