Seguindo a diretriz clara de agregar serviços ao formato de atacarejo e, assim, se diferenciar da concorrência, o Assaí implementará, até junho deste ano, mais de mil caixas de autoatendimento, formato para pagamentos de compras de até 20 itens ou 50 quilos. O foco está no público que faz pequenas compras ou cuja missão de compra principal é a reposição. Ou seja, atrair e fidelizar mais clientes por meio de atributos fora do modelo tradicional – originalmente baseado em preço e menos sofisticação –, por meio também de praticidade e agilidade na hora de ir às compras.
Leia também:
- Após modernização, Assaí Uberlândia reabre com mais serviços
- Assaí registra receita bruta de R$ 20,3 bilhões no 1º tri de 2025
- Conquista inédita: Assaí é eleito uma das 100 maiores varejistas do mundo
- Assaí encerra 1º trimestre com mais de 700 serviços instalados
Os novos atributos se somam a outras frentes abraçadas pelo Assaí dedicadas a atender esse perfil de público, que atualmente já representa 58% das vendas da companhia: a conveniência e a comodidade. Portanto, essa ampliação de terminais de autoatendimento – que já está presente em mais de 70 lojas e chegará a mais de 200 unidades até o meio do ano – se soma à estratégia, já iniciada pela rede, de disponibilizar serviços no atacarejo, como padaria, cafeteria, açougue e empório de frios.
E a estratégia tem dado resultados. Desde a primeira implantação desse modelo, na unidade Anhanguera (SP), em 2022, os caixas de autoatendimento já fazem parte do dia a dia dos compradores. Diariamente, mais de mil clientes, por unidade, usam o self-checkout.