O Assaí Atacadista encerrou o terceiro trimestre de 2024 com crescimento em vendas e aumento do fluxo de clientes. No período, as vendas brutas somaram R$ 20,2 bilhões, avanço de 9,3%, no comparativo a igual período do ano passado em 40 milhões de clientes mensais em suas lojas. O lucro bruto cresceu 10,7%, totalizando R$ 3 bilhões. A geração de caixa continua fortalecida, refletindo na redução da alavancagem para 3,52x (-0,13x vs o segundo trimestre de 2024). Atualmente com 297 unidades, a companhia estima superar 300 lojas em operação até o fim deste ano. Essas informações foram divulgadas ao mercado na noite desta quinta-feira (7).
“No terceiro trimestre, alcançamos importantes conquistas”, destacou o presidente do Assaí, Belmiro Gomes. “Revisamos algumas projeções e estabelecemos como meta a redução da alavancagem para cerca de 2,6x até o final de 2025”, acrescentou. “Além disso, o Assaí entrou, pela primeira vez, no ranking Great Place to Work (GPTW) das melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Com disciplina e foco em eficiência operacional, estamos cada vez mais preparados para o futuro”, disse Gomes.
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Durante o terceiro trimestre deste ano, o Assaí inaugurou quatro lojas, elevando o total para 297 unidades, fortalecendo sua presença em importantes estados, como São Paulo e Minas Gerais, em regiões estratégicas com alta densidade populacional e baixa concorrência de outros players de atacarejo. Destaque para a loja de Guarulhos (SP), localizada no bairro dos Pimentas, o mais populoso da cidade, e a primeira unidade em Juiz de Fora (MG), que possui mais de 540 mil habitantes.
Nos últimos 12 meses houve a abertura de 21 unidades (cinco conversões). Com isso, 111 mil metros quadrados foram adicionados à área de vendas, aumento de 8% no comparativo entre o terceiro trimestre de 2024 e igual período de 2023. De janeiro a setembro de 2024, nove estabelecimentos foram inaugurados. Até o fim do quarto trimestre deste ano, a expectativa é que seis novas lojas passem a operar, totalizando 15 aberturas neste exercício. Com isso, a companhia prevê ultrapassar 300 unidades em operação em 2024.
Galerias comerciais e conversões
As galerias comerciais continuam apresentando evolução, contribuindo positivamente para a maturação das conversões pela maior atração e fidelização de clientes. A ocupação da área bruta locável (ABL) atingiu patamar acima de 80% no terceiro trimestre de 2024 (versus 74% no segundo trimestre deste ano). A receita proveniente das galerias, por sua vez, atingiu R$ 26 milhões no terceiro trimestre de 2024, equivalente a um crescimento de 13% em relação ao terceiro trimestre do ano passado. Nos nove primeiros meses do ano, a receita com galerias acumulou R$ 78 milhões, avanço de 16,4% frente a igual período de 2023.
O projeto de conversões, que possui unidades em localizações centrais, adensadas, com forte barreira imobiliária e mais próximas do público e de estratos sociais de renda mais elevada, segue avançando na curva de maturação. No terceiro trimestre deste ano, as 47 lojas convertidas em 2022 alcançaram uma venda média por loja de R$ 27,3 milhões, cerca de 25% superior ao parque de unidades orgânicas inauguradas até 2022, que apresentaram faturamento de R$ 21,9 milhões no período. A margem Ebitda pré-IFRS16, por sua vez, atingiu 5,4% no terceiro trimestre de 2024.
“Phygital”
O aplicativo Meu Assaí, com mais de 14 milhões de clientes cadastrados, contribui para o maior conhecimento dos hábitos de consumo dos clientes. Atualizado recentemente com um novo sistema de cadastro facilitado, o app ampliou a identificação de vendas para 48% no terceiro trimestre de 2024 (+9p.p. vs. o segundo trimestre deste ano).
Vale ressaltar que a realização da campanha de aniversário também contribui positivamente para a evolução do app e maior fidelização de clientes pela maior oferta de descontos. Ainda, o aplicativo tem como uma de suas principais ferramentas o incremento da experiência de compras pela maior integração entre os meios físico e on-line, atuando como uma importante ferramenta para aumento de frequência (clientes com aplicativo tem frequência 70% maior do os que não usam a ferramenta) e de vendas (gasto médio 47% superior àqueles sem app).
ESG
O Assaí promove iniciativas que buscam a construção de uma sociedade mais sustentável, baseada em três pilares estratégicos: operações eficientes, desenvolvimento de pessoas e comunidades e gestão ética e transparente.
Os principais destaques do terceiro trimestre em ESG no terceiro trimestre de 2024 foram:
Publicação da política de bem-estar animal do Assaí: estabelece diretrizes e recomendações para fornecedores de produtos de origem animal ou que utilizem animais em testes, em especial as cadeias de ovos, suínos, frango de corte e pescado. A política está alinhada às diretrizes internacionais e tem caráter inclusivo, engajando os parceiros comerciais a práticas melhores e mais éticas;
Reaproveitamento de resíduos: índice de 43%, permanece estável no acumulado do ano, resultado de práticas de reciclagem, compostagem e redução do desperdício de alimentos;
Emissão de gases tóxicos: pelo terceiro ano consecutivo a companhia recebeu o “selo ouro” no registro público de emissões do programa brasileiro GHG Protocol. Trata-se do nível mais alto de reconhecimento para empresas na publicação de seus dados do Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE);
Diversidade e inclusão: o Censo de Diversidade identificou que 67,7% dos colaboradores se autodeclaram negros (pretos ou pardos). A companhia dá sequência a seus esforços para promover um ambiente de trabalho cada vez mais diverso e inclusivo: 25% mulheres em cargos de liderança (+0,5 p.p. versus o terceiro trimestre de 2023); 43,2% de negros na liderança (gerentes e acima) (+0,2 p.p. versus o terceiro trimestre de 2023); e 5,3% dos colaboradores com deficiência, (-0,2 p.p versus o terceiro trimestre de 2023).
Ações sociais diversas: por meio do instituto Assaí, a companhia continua promovendo oportunidades e caminhos de prosperidade para pessoas e comunidades. Foram doadas de mais de 3,5 milhões de refeições ao longo do ano, equivalente à distribuição de alimentos realizados por meio dos projetos Cozinhas Solidárias, Destino Certo, Apoios Emergenciais e campanhas de mobilização. Além disso, 2.100 empreendedores de alimentação receberam apoio financeiro e capacitação técnica durante a 7ª edição do Prêmio Academia Assaí. Entre eles, foram reconhecidos 30 vencedores regionais, três nacionais, e ainda, três com gestão voltada à inovação, sustentabilidade e tecnologia.
Resiliência e eficiência em ambiente competitivo
O desempenho do Assaí no período foi impulsionado por quatro fatores principais: a maturação contínua das 117 lojas abertas nos últimos três anos, o impacto da campanha de 50 anos do Assaí (a maior da história da companhia, vigente até o fim de novembro), estratégias comerciais eficazes e melhorias contínuas na experiência de compra, evidenciadas pela expansão de novos serviços em lojas. Até o terceiro trimestre deste ano, foram implantadas 184 unidades de serviços (açougues, padarias e empórios de frios) nas lojas do Assaí.
O Ebitda pré-IFRS16 alcançou R$ 1 bilhão, crescimento de 12,1% no trimestre, superando o aumento das vendas. O lucro líquido pré-IFRS16 foi de R$ 198 milhões, com avanço de 10% em relação a igual período de 2023. Na visão pós-IFRS16, o lucro líquido trimestral foi de R$ 156 milhões, com margem líquida de 0,8%.
Em continuidade ao processo de melhora do perfil da dívida, em outubro, concluímos com sucesso uma emissão de debêntures no valor de R$ 2,8 bilhões, abaixo do custo médio de dívida da companhia. A alavancagem, por sua vez, apresentou redução sequencial, em linha com o objetivo do Assaí para atingir um patamar inferior a 3,2x ao final de 2024. Ainda, evidenciando o foco na redução da dívida liquida e na alavancagem, e mitigando efeitos de oscilações no cenário macroeconômico, as projeções foram revisadas. Dessa forma, foi estabelecida como meta a redução da alavancagem para cerca de 2,6x até o fim de 2025.
Arrolamento de contingências tributárias
No dia 11 de outubro, a companhia recebeu resposta da Receita Federal que acolheu o recurso administrativo apresentado pela empresa em 7 de outubro. Com isso, o termo de arrolamento de ativos do Assaí no valor de R$ 1.265 milhões em razão de contingências tributárias do GPA, recebido em 27 de setembro, foi cancelado. “O Assaí permanece em constante comunicação com o GPA e monitora o assunto. O GPA reconhece ser responsável por suas próprias contingências e deverá indenizar a companhia por qualquer eventual prejuízo decorrente. Vale ressaltar ainda que o montante que se refere às contingências tributárias de responsabilidade de Sendas está registrado nas notas explicativas das informações contábeis intermediárias”, informou o Assaí no documento oficial sobre seu resultado financeiro.