Home SeçõesNegócios Assaí reduz plano de inaugurações pela metade e revê investimentos

Assaí reduz plano de inaugurações pela metade e revê investimentos

Previsão atual é de abrir só 10 unidades em 2025

De Redação SuperHiper
0 Comente

O Assaí revisou suas projeções de aberturas de novas lojas e de nível de investimentos para os próximos dois anos. Com isso, no lugar de abrir 20 lojas em 2025, estão previstas apenas 10.

Segundo fato relevante divulgado na última quinta-feira, 17, “essas revisões e novas projeções foram realizadas após a aprovação do planejamento estratégico de 2025 pelo Conselho de Administração da Companhia, considerando principalmente as recentes altas da taxa básica de juros, a Selic, e as mudanças nas expectativas da curva de juros para os próximos anos, influenciando diretamente o custo de carregamento da dívida líquida da companhia.”

No documento, a empresa informou que a decisão de postergar determinados projetos de novas lojas originalmente previstos para 2025 tem por objetivo acelerar o processo de redução da alavancagem financeira. E ressaltou que, desde o início de 2021, mais de 120 unidades foram inauguradas – incluindo 64 conversões de hipermercados, um dos maiores projetos já feitos no varejo brasileiro –, além de fortes investimentos para incluir novos serviços nos estabelecimentos, como as operações de açougue, fatiamento de frios e padaria. “Esse intenso período de abertura de lojas antecipou em alguns anos a expansão do Assaí, e a aquisição dos pontos comerciais de hipermercados possibilitou a entrada em regiões estratégicas que dificilmente seriam acessadas por expansão orgânica”, detalhou a companhia na nota.

O Assaí prevê investimentos entre R$ 1 bilhão e R$ 1,2 bilhão na “visão caixa” para 2025, e um patamar de alavancagem, medido pela relação entre dívida líquida e Ebitda, em 2,6 vezes ao final de 2025, de acordo com o fato relevante divulgado ao mercado.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Outubro/2024

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada