Início » Seção » Assaí integra, pelo quarto ano consecutivo, a carteira do ICO2 B3

Assaí integra, pelo quarto ano consecutivo, a carteira do ICO2 B3

Presença contínua em um dos principais índices ESG do país reforça o compromisso da companhia com a agenda climática

De Redação SuperHiper
0 Comentários

O Assaí integra, pelo quarto ano consecutivo, a carteira do Índice de Carbono Eficiente (ICO2 B3), um dos principais índices ESG do mercado de capitais brasileiro. A permanência no indicador reconhece que a Rede segue com práticas consistentes de transparência e gestão das emissões de gases de efeito estufa (GEE).

Em um contexto em que a agenda climática tem assumido papel estratégico para empresas, investidores e a sociedade, o ICO2 reúne companhias comprometidas com o monitoramento, a divulgação e a eficiência na gestão de suas emissões, contribuindo para o avanço em frentes ligadas ao Escopos 1 e 2. No caso do Assaí, as avaliações são resultadas das iniciativas positivas nas frentes de gases refrigerantes (Escopo 1) e energias renováveis (Escopo 2).

“O reconhecimento do Assaí pelo ICO2 B3 reforça nosso papel de liderança na agenda climática, não apenas pelas ações internas, mas também pelo engajamento de toda a cadeia de valor. Nosso compromisso é avançar continuamente, buscando soluções que fortaleçam a competitividade do negócio e contribuam para uma economia de baixo carbono”, afirma o gerente de sustentabilidade e investimento social do Assaí, Fábio Lavezo.

A expansão do uso de fontes renováveis é um dos pilares do resultado. Atualmente, 99% das lojas operam com energia hídrica, solar, eólica ou de biomassa, reduzindo emissões de Escopo 2 e fortalecendo a competitividade. Esse movimento ganhou força com a entrada no modelo de autoprodução, por meio do arrendamento de três usinas solares em Jaíba (MG), em parceria com a Auren Energia. Com capacidade média de 36 MW, as unidades abastecem cerca de um terço das lojas e evitarão aproximadamente 86 mil toneladas de CO₂ nos próximos cinco anos.

As iniciativas de ecoeficiência incluem modernização de iluminação e refrigeração, e substituição de gases de menor impacto climático. Essas ações sustentam a redução contínua das emissões e reforçam o compromisso do Assaí com a meta de cortar 42% das emissões absolutas nos Escopos 1 e 2 até 2030, tendo 2021 como base.

Leia Também