Imagine entrar em uma loja do Assaí e, entre as prateleiras de produtos tradicionais do atacarejo, encontrar uma seção exclusiva de malas de viagem ou jogos de panelas de alta qualidade a preços imbatíveis. Porém, com um detalhe importante: o estoque é limitado e pode não ser reposto. Trata-se da iniciativa de produtos “in&out” voltada a atrair ainda mais clientes e contribuir para alavancar o tíquete médio das compras. As novas categorias que fazem parte do projeto são eletrônicos, eletroportáteis, cama, mesa e banho, bem como itens de bazar e importados, sempre adaptados às realidades regionais.
A proposta está em fase de testes em lojas selecionadas da companhia, mas será acelerada em 2025 para outras unidades em todo o Brasil. “Nós nos inspiramos em modelos internacionais de cash&carry, que fazem muito bem esse tipo de ação, não apenas como incremento de vendas, mas como fidelização do público, que passa a procurar e ficar atento a essas oportunidades únicas. É como uma caça ao tesouro”, explica o vice-presidente Comercial e de Logística, Wlamir dos Anjos.
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Ele acrescenta que isso amplia a proposta de valor do atacarejo, gerando maior fluxo nas lojas e uma experiência diferenciada. “O projeto ocorre sempre que identificamos uma excelente oportunidade de compra, inclusive com fornecedores internacionais. Nosso objetivo final é levar sempre uma proposta de preço muito competitiva e vantajosa.”
De forma diferente de hipermercados, que mantêm várias categorias em seus estoques regulares, o Assaí aposta no conceito de venda pontual e sazonal. O projeto é estruturado para oferecer produtos que não fazem parte do sortimento fixo da rede, mas que atendem às necessidades e desejos dos clientes no momento certo. E isso pode incluir os itens mais variados possíveis, com foco nos não alimentares (como malas de viagem ou cadeiras de praia). A única regra é que o preço seja imbatível e a oportunidade única. A disponibilidade também pode ser completamente adaptada para a região da loja: onde um produto fizer sentido ao gasto e gosto do cliente, ele pode ser vendido.
A iniciativa segue em linha com a proposta de inovação no atacarejo liderada pelo Assaí, reforçando a busca por estratégias comerciais que integram preços competitivos e uma experiência de compra diferenciada.