O Assaí encerrou 2024 com um faturamento bruto de R$ 80,6 bilhões, crescimento de 10,7% em relação ao ano anterior. No quarto trimestre de 2024, o aumento foi de 9,4%, totalizando R$ 22 bilhões. Por sua vez, o lucro líquido no ano teve elevação de 8,3%, totalizando R$ 769 milhões (pós-IFRS16).
Esses resultados refletem a consolidação da estratégia da companhia em aprimorar a eficiência, com crescimento da geração de caixa operacional e a disciplina na gestão de custos financeiros, além do contínuo aprimoramento da experiência de compra para clientes, fatores que também impulsionaram o aumento da rentabilidade.
Ao longo do ano passado, foram inauguradas 15 novas lojas, atingindo 302 unidades em operação e ampliando sua presença em mercados estratégicos, como Barueri (SP), Vitória (ES), São José do Rio Preto (SP) e Juiz de Fora (MG). Além disso, a empresa concluiu o projeto de conversões dos 66 pontos de hipermercados adquiridos em 2021.
“O ano de 2024 teve marcos importantes para o Assaí, incluindo a conclusão do projeto de conversões, a superação da marca de mais de 300 lojas em operação e a comemoração dos 50 anos da companhia com uma campanha de aniversário histórica”, disse o CEO do Assaí, Belmiro Braga.
E acrescentou. “Os resultados refletem o comprometimento de um time com mais de 87 mil colaboradores. O Assaí segue gerando empregos e fortalecendo programas de treinamento, inclusão e desenvolvimento, além de manter um forte compromisso com a agenda de sustentabilidade.”
Perspectivas para 2025
Para este ano, o Assaí segue com o foco direcionado à continuidade da redução da alavancagem e à execução disciplinada de sua estratégia de expansão. Estão previstas aproximadamente 10 novas lojas, com investimentos (Capex) estimados entre R$ 1 bilhão e R$ 1,2 bilhão.
A companhia projeta encerrar 2025 com uma alavancagem próxima de 2,6x, reforçando sua trajetória de crescimento sustentável e geração de valor para acionistas e clientes.
No documento oficial de divulgação de seus resultados, a empresa ressaltou que um dos destaques de 2024 foi a superação da projeção de alavancagem, que encerrou o ano em 3,04x, abaixo da previsão inicial. “A significativa redução da dívida líquida, mesmo em um cenário de aumento da taxa de juros, com um corte de R$ 0,6 bilhão no quarto trimestre, demonstra a solidez financeira do Assaí e reforça o compromisso da companhia com uma estrutura de capital sustentável”, informou o Assaí no material.
Ao longo do ano, a empresa realizou captações de R$ 6,6 bilhões em debêntures e mercados de capitais, alongando o prazo médio da dívida. Esse movimento estratégico fortaleceu a posição financeira do Assaí. Além disso, colocou a companhia em um patamar sustentável para um cenário econômico desafiador.
Experiência de compra
A melhoria da experiência de compra para os clientes também foi outro destaque. Com a constante inovação do modelo de negócio, o Assaí manteve a ampliação de serviços oferecidos em loja, levando a um aprimoramento contínuo da jornada de compras. Ao fim de 2024, a empresa tinha 618 unidades de serviços disponíveis, sendo 254 açougues, 191 empórios de frios e 173 padarias.
Além disso, ela tem se mantido atenta ao cenário e dá continuidade a uma estratégia para garantir um patamar de margem adequado ao contexto de intensificação da competitividade e da redução do poder de compra dos consumidores, afetados por taxas de juros elevadas e da inflação alimentar.
Conversões
As lojas convertidas de hipermercados seguem em processo acelerado de maturação, contribuindo positivamente para os resultados. No quarto trimestre de 2024, as 47 lojas convertidas em 2022 atingiram venda média por loja de R$ 29,3 milhões, um nível de vendas +24,8% superior à base de unidades orgânicas inauguradas até 2022.
Margens e eficiência operacional
A busca contínua por eficiência resultou na expansão da margem Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização). No consolidado do ano, o Ebitda pré-IFRS16 atingiu 5,7% (+0,4 p.p.), enquanto o pós-IFRS16 foi de 7,5% (+0,4 p.p.), voltando ao patamar anterior às conversões de hipermercados. No trimestre, margem Ebitda de 6,4% Pré-IFRS16 (+0,3 p.p.) e 8,1% Pós-IFRS16 (+0,3 p.p.). O LAIR (Lucro Antes do Imposto de Renda) pré-IFRS16 avançou 83%, alcançando R$ 1,2 bilhão, refletindo o forte desempenho operacional da companhia.