Home SeçõesLojas Assaí Atacadista registra lucro líquido de R$ 123 mi no 2T24

Assaí Atacadista registra lucro líquido de R$ 123 mi no 2T24

No período, a companhia inaugurou cinco novas lojas, expandindo sua presença no Espirito Santo; nova unidade será entregue em Guarulhos já na próxima semana

De Edevaldo Figueiredo
0 Comentário

Segundo maior grupo supermercadista do Brasil, de acordo com o Ranking ABRAS 2024, o Assaí Atacadista divulgou na noite da última quinta-feira, 8, o seu balanço financeiro referente ao 2T24. No período, a empresa reportou um lucro líquido de R$ 123 milhões, uma variação de -21,1% em relação ao atingindo um ano antes.

Segundo a companhia, o resultado alcançado reflete o processo de maturação nas lojas novas e pela despesa financeira associada a estas unidades, bem como às restrições das novas regras para utilização da subvenção para investimentos.

Leia mais:

O resultado antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado chegou a R$ 1,29 bilhão, um crescimento anual de 15,7%. A margem Ebtida anual também subiu de 7% para 7,2%.

Desconsiderando os efeitos do IFRS 16/CPC 06, o Ebtida ajustado ficou em R$ 965 milhões, alta anual de 18,4%, com a margem Ebtida ajustada passando de 4,1% para 5,4%.

Com foco na melhoria contínua da experiência de compra, o Assaí atingiu o marco de 234 lojas (do total de 293), em todo o Brasil, que já contam com a implementação de algum tipo de serviço – como açougue, empório de frios e/ou padaria. O aumento na oferta reflete a liderança do Assaí na proposta de inovação no atacarejo. Junto de uma dinâmica comercial eficiente, a empresa também observou um crescimento acelerado em vendas e na maturação do parque de lojas após a forte expansão dos últimos anos.

No primeiro semestre deste ano, as vendas líquidas alcançaram R$ 35,1 bilhões, um crescimento de 12,9%, representando um incremento de R$ 4 bilhões em relação ao mesmo período de 2023. Esse desempenho reflete o avanço na maturação das lojas abertas a partir das conversões dos pontos adquiridos de hipermercados e um crescimento de 2,9% nas vendas de ‘mesmas lojas’. No segundo trimestre de 2024, as vendas líquidas cresceram 11,8% em comparação com o segundo trimestre de 2023, totalizando R$ 17,8 bilhões em faturamento. O bom desempenho também levou a uma redução do endividamento da Companhia, que alcançou 3,65x no último trimestre – queda de 0,6x vs o 2º trimestre de 2023.

“Encerramos o 1º semestre com a abertura de novas unidades, evolução de rentabilidade, dada a contínua maturação das lojas novas, e redução da alavancagem. E o 2º semestre inicia com a celebração dos 50 anos. Será a maior campanha de nossa história: contaremos com a participação de mais de 50 fornecedores e distribuiremos R$ 20 milhões em prêmios, incluindo uma viagem em um navio exclusivo do Assaí com capacidade para 5 mil pessoas”, reforça o CEO do Assaí, Belmiro Gomes.

Forte maturação do parque de expansão

As 64 conversões de hipermercados realizadas até o momento, presentes em localizações privilegiadas, adensadas e amplamente conhecidas pelo público, seguem em processo de maturação, contribuindo de forma relevante para os resultados da Companhia. As 47 lojas convertidas em 2022, que já apresentam uma fase mais avançada do processo de maturação, atingiram uma venda média/loja de cerca de R$ 26,5 milhões no 2T24. O patamar de vendas alcançado por essas lojas ao final do 2T24 representa um nível de vendas cerca de 25% superior ao parque de lojas orgânicas inauguradas até 2022.

Além disso, o Assaí encerrou o trimestre com 293 lojas em operação após a inauguração de sua primeira loja em Vitória, ampliando a presença no Espírito Santo com a abertura da 2ª loja em menos de 1 ano. Nos últimos 12 meses foram inauguradas 24 lojas, das quais 9 conversões e 15 lojas orgânicas, representando uma adição de 133 mil m² à área de vendas.

Para o segundo semestre, está prevista a abertura de mais 10 lojas, em linha com o guidance de 15 novas para o ano, o que levará o Assaí a superar a marca de 300 lojas em operação ao final de 2024. Por fim, o App Meu Assaí atingiu a marca de 14 milhões de clientes cadastrados, o que representa um crescimento de aproximadamente 1 milhão de clientes entre abril e junho. A Campanha de Aniversário Assaí 50 anos, em vigor desde o início de agosto, possui como um dos objetivos ampliar a base de clientes cadastrados no aplicativo, contribuindo com a estratégia da Companhia de obter um maior conhecimento dos hábitos de consumo dos clientes.

Inauguração

Na próxima quarta-feira, 14, o Assaí fará a inauguração de loja em Guarulhos. Localizada na estrada Juscelino Kubitschek de Oliveira, 4667, no bairro dos Pimentas, a nova unidade do Assaí na cidade chega com mais de 22 mil metros quadrados de área construída e faz parte da geração mais moderna de unidades da companhia, com pé direito alto, iluminação e climatização sustentáveis, além de corredores largos e espaçosos.

A unidade gerou cerca de 600 empregos entre diretos e indiretos e oferece um mix de serviço completo, com Açougue, Empório de Frios e Cafeteria e Padaria.

Serviço
Assaí Guarulhos Pimentas
Endereço: Estrada Juscelino Kubitschek de Oliveira, 4667, Bairro dos Pimentas – Guarulhos, SP
Horário de funcionamento: de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h, e aos domingos e feriados, das 08h às 20h.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada