<< Voltar pra Home

Negócios



As saídas do comércio alimentar para enfrentar a pandemia

7 de maio de 2021
 - 
11:29
 - 
Bruno Marcon
Featured image for “As saídas do comércio alimentar para enfrentar a pandemia”

Pesquisa mostra o que comerciantes em todo o Brasil estão fazendo para sobreviver neste longo período de quarentena

Levantamento nacional do Instituto Locomotiva, encomendada pela VR Benefícios, aponta que 47% dos mercados, restaurantes, lanchonetes e padarias ouvidos estabeleceram novos canais de venda a partir da pandemia, como forma de sobrevivência.

Com as restrições sanitárias em meio às fases laranja, vermelha e emergência, vender pelo telefone foi a saída e o método mais adotado pela maioria, com adesão de 71% dos comerciantes. Em seguida, vem o WhatsApp (63%), o e-commerce próprio (51%), as vendas online (42%) e os aplicativos de entrega (39%).

A pesquisa mostrou também que ao longo da pandemia empresários e comerciantes de todo o porte intensificaram a utilização de meios de pagamento sem contato. Quem já trabalhava o sistema, ampliou seu uso nos últimos 15 meses. 65% dos entrevistados contaram que inauguraram a modalidade nesse período.

As ferramentas mais utilizadas são: aproximação de celular (83%), QR Code (69%), aplicativos no celular, como Google Pay ou Apple Pay (32%) e envio de link por pagamento (18%). Ainda segundo a pesquisa, dobrou o número de bares, restaurantes, lanchonetes, padarias e mercados que lançou mão do delivery na pandemia, sendo que 81% dos estabelecimentos que começaram a atender dessa forma vão manter a modalidade quando acabar a quarentena. Até então, só 49% dos pesquisados entregava à domicílio.

“O aumento do e-commerce é um movimento que vimos crescer fortemente nos últimos meses, principalmente nas plataformas de entrega de comida. E o uso cada vez maior do link de pagamento é uma tendência no setor de benefícios, tanto que a VR Benefícios foi a primeira a lançar este serviço para seus clientes”, explica Paulo Roberto Esteves Grigorovski, diretor executivo de Marketing e Serviços ao Trabalhador, da VR Benefícios.

Hoje, os produtos e serviços VR beneficiam 1,7 milhão de trabalhadores, 50 mil empresas clientes, tanto públicas quanto privadas, e mais de 500 mil credenciamentos para aceitação em todo o Brasil.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Atacadão Dia a Dia inaugura sua 4ª loja em Goiânia no dia 1º de Maio

Elevando o total de lojas para 27 no país e 11 no estado de Goiás, rede continua sua expansão com…
Image

COOP colabora com arrecadação de alimentos em Sorocaba, Ribeirão Pires e Santo André

Apenas em Sorocaba e Ribeirão Pires, a ação resultou num total de uma tonelada de alimentos doados para entidades que…
Image

ABRAS divulga nota sobre Reforma Tributária

Asssociação entende que a lista de produtos apresentada para compor a Cesta Básica Nacional de Alimentos isenta de tributos precisa…
Image

OXXO projeta crescimento de sua atuação no Brasil

“Se formos bem, podemos nos tornar tão grande quanto OXXO México, se não maior”, disse Fernández Garza, diretor da FEMSA,…