Por Giseli Cabrini
Nos últimos anos, o bazar — até então promissor para o varejo alimentar para ampliar margens — tem se transformado numa zona fria dentro do ponto de venda diante da explosão do e-commerce, cuja oferta desses itens é cada vez maior e com preços atrativos. Porém, a Vestcasa, especializada em artigos para o lar, aposta em parceiras com redes supermercadistas e atacadistas a fim de virar esse jogo e aquecer as vendas da seção, por meio de “collabs” envolvendo seus artigos de cama, mesa e banho, além de alguns utensílios.
Atualmente, entre os grupos que já possuem essas parcerias estão: Tenda Atacado e Grupo Máximo, em São Paulo; Tubarão Atacadão, no Rio de Janeiro; (RJ), Pereira/ Fort Atacadista, em Santa Catarina; Hiper ABC e ABC Atacado e Varejo, em Minas Gerais; e Atacado Vem, no Espírito Santo. Todos esses projetos estão ativos e em operação, com diversas outras unidades em fase de implantação e negociação em diferentes regiões do País. Ao todo, a marca Vestcasa está presente em mais de cem pontos em funcionamento distribuídos nas lojas parceiras e planeja, em breve, atingir 300 unidades nos próximos meses.
A meta é nacionalizar o modelo de “collabs”. A empresa já iniciou tratativas com redes supermercadistas e atacadistas do Centro-Oeste e do Nordeste, com previsão de inaugurações ainda em 2025 nessas regiões.
Para 2026, o plano é consolidar essa presença em novos estados e alcançar centenas de pontos de venda operando no modelo de parceria. A estratégia passa por ampliar o número de parceiros regionais e adaptar o formato a perfis variados de operação — incluindo supermercados de médio porte e lojas independentes. Por isso, o modelo vem sendo adaptado com sucesso para diferentes formatos e metragens — inclusive para supermercados de bairro, operações híbridas e lojas com estrutura mais compacta. Para esses casos, a Vestcasa desenvolve soluções específicas de sortimento e exposição, mantendo a proposta de valor da marca, mas com um mix mais enxuto e ajustado à rotina dessas unidades. O objetivo é atrair parceiros de qualquer porte.
Grupo Máximo: aposta no “feriadão”
De olho no feriado de Corpus Christi, de 18 a 22 de junho, o Grupo Máximo (que opera com as bandeiras Máximo Supermercados e Achei Atacarejo) levará uma seleção especial de produtos da Vestcasa para suas lojas em cinco cidades do Vale do Paraíba. A ação começa por Campos do Jordão, na unidade que acaba de ser reinaugurada, de 18 a 22 de junho.
Além de Campos do Jordão, o Espaço Vestcasa estará presente nos estabelecimentos das cidades paulistas de São José dos Campos (Putim), Lorena, Tremembé e Guaratinguetá. Em cada loja, será oferecida uma curadoria de até 50 tipos diferentes de produtos, variando de acordo com o tamanho da unidade. Entre os itens disponíveis estão: cadeiras, jogos de copos, cobertores, organizadores e outros artigos para o lar, todos com preços promocionais e ações especiais vinculadas às campanhas locais da Rede Máximo.
Além da estreia em Campos do Jordão, o projeto já tem outra data confirmada: o Achei Atacarejo, em São José dos Campos, entre os dias 9 e 13 de julho. As demais unidades terão cronograma de lançamento divulgado, em breve. Os detalhes sobre produtos, promoções e datas serão divulgados nas redes sociais da Rede Máximo de Supermercados (@redemaximosupermercados) e no perfil @espacovestcasa_camposdojordao.
Passo a passo da parceria
Segundo o fundador e CEO do Grupo Vestcasa, Ahmad Yassin, o projeto de parcerias com redes supermercadistas e atacadistas começou a ser estruturado em agosto de 2024, com as primeiras implantações ocorrendo a partir do mesmo mês.
A iniciativa nasceu de uma constatação prática: havia uma demanda crescente por parte dos consumidores por produtos de bazar com bom preço e qualidade, mas a seção nem sempre conseguia operar essa categoria com eficiência e apelo comercial.
Dessa forma, as “collabs” surgem como um modelo de ganho mútuo — enquanto a Vestcasa expande sua capilaridade em regiões onde não abriria loja própria e fortalece seu poder de barganha junto aos fornecedores, o parceiro melhora a performance de margem por metro quadrado com um sortimento de alta rotatividade e ainda pode otimizar espaços não aproveitados, como estacionamentos, corredores e áreas subutilizadas, transformando-os em pontos de venda.
O nome “collab” é usado porque se trata de um modelo cocriado, em que cada parte contribui com uma frente complementar. A Vestcasa participa com o sortimento de produtos, orientação técnica para exposição e abastecimento, além do suporte em estratégias de ativação e marketing. Já a rede supermercadista ou atacadista é responsável por toda a operação do espaço — desde o recebimento e reposição até o atendimento e o caixa. Os produtos são comprados diretamente pelo parceiro, integrados ao sortimento da loja e vendidos normalmente nos caixas da operação, como qualquer outro item do mix.
Embora o espaço tenha uma identidade visual clara da Vestcasa — o que ajuda a atrair consumidores que já conhecem a marca —, não se trata de um modelo store-in-store tradicional, pois não há separação física de loja, equipe ou sistema de pagamento. O diferencial está na curadoria da oferta, no apelo da marca e na inteligência comercial que acompanha a parceria.
O mix das “collabs” vai de 20 a 150 SKUs, com foco em categorias de cama, mesa e banho e utensílios para o lar. O sortimento varia conforme a praça e o perfil do parceiro, mas é sempre pautado por um modelo de compra por oportunidade. Por conta dessa lógica, o sortimento é dinâmico e ajustado com frequência, mas sempre com foco em itens que conciliam alto giro, margem de lucro relevante, valor percebido e preço baixo. Existe espaço para expansão de sortimento em diferentes frentes, desde que mantida essa proposta central da marca: qualidade acessível e vantagem concreta para o consumidor e o parceiro.
Vantagens e desafios
Segundo a Vestcasa, o principal benefício para os supermercadistas e atacadistas é a possibilidade de operar uma categoria com margens muito superiores às de alimentos e bebidas, com baixo risco e alta atratividade para o consumidor.
“Do ponto de vista operacional, o modelo permite a ocupação de áreas antes ociosas ou subutilizadas — como corredores de baixa conversão ou espaços de estacionamento — com um ponto de venda que gera margem incremental e fluxo adicional de clientes. Como se trata de produtos de oportunidade e valor percebido, há um efeito positivo também na experiência de compra do cliente final, que enxerga vantagem no preço e tende a aumentar o ticket médio da visita”, afirma o CEO da empresa.
Entre os desafios, está o alinhamento logístico e comercial, uma vez que o sortimento gira com frequência e exige gestão atenta de abastecimento e de exposição. Porém, segundo Yassin com o suporte da Vestcasa em curadoria e ativação, a curva de aprendizado tende a ser rápida. O histórico das lojas parceiras mostra que a seção de bazar pode deixar de ser uma área fria e passar a ter um papel estratégico na rentabilidade da loja como um todo.
Tendências
“De fato, o período de pandemia trouxe um impulso importante para o setor de artigos para o lar, uma vez que as pessoas passaram a investir mais no conforto da casa. Passados cinco anos, o setor se estabilizou em patamares mais sustentáveis, mas ainda acima dos níveis pré-pandemia — especialmente nas categorias de utilidades práticas, cama, mesa e banho”, afirma Yassin. No entanto, de acordo com o executivo, as projeções para os próximos anos são favoráveis, especialmente com a recuperação gradual da renda e a busca por custo-benefício nas compras do dia a dia. “Entendemos que o segmento de artigos para o lar ainda tem muito espaço para crescimento no Brasil, desde que ofereça conveniência, preço justo e experiência de compra eficiente.”
Em virtude disso, a Vestcasa acompanha essas tendências e trabalha em parceria com fabricantes nacionais e internacionais para incorporar continuamente novidades ao seu mix — sempre respeitando a lógica de preço acessível e giro rápido. O objetivo é entregar inovação embalada em valor percebido.
Confira, a seguir, as principais tendências do segmento de cama, mesa e banho:
- Tecidos com tecnologia antialérgica, térmica e antibacteriana;
- Estampas minimalistas e tons neutros, que seguem a lógica do “lar instagramável”;
- Inspirações naturais, com elementos orgânicos, fibras e texturas que remetem ao conforto e à natureza;
- Produtos com apelo sustentável, como os fabricados com matérias-primas recicladas ou biodegradáveis;
- E um interesse crescente por linhas coordenadas, que permitem ao consumidor compor ambientes com unidade estética sem esforço.