Home SeçõesESG Redes avançam em logística “zero carbono”

Redes avançam em logística “zero carbono”

De Administrador SH
0 Comentário

Walmart e Loblaw reforçam iniciativas sustentáveis em sua cadeia de distribuição

Por Renato Muller

Sustentabilidade é uma questão cada vez mais importante nas redes varejistas da América do Norte, especialmente na cadeia de distribuição, onde existe um grande potencial para o desenvolvimento de ações rumo a um futuro carbono zero.

Um bom exemplo é o grupo canadense Loblaw, líder em seu país: depois de um projeto piloto que durou dois anos, a empresa passou a utilizar caminhões elétricos em sua frota. A primeira unidade foi entregue recentemente e outras quatro passarão a ser usadas ainda neste ano. A iniciativa é vista pela rede como um passo importante em sua estratégia de descarbonização – em 2017, a empresa definiu 2030 como a data final para cortar a zero as emissões de carbono em seus caminhões próprios de transporte.

“A descarbonização da logística é um ponto central para reduzir as emissões de gás carbônico do varejo, e queremos liderar a adoção dessa tecnologia”, afirma Brian Springer, vice-presidente de Operações Nacionais de Transporte da Loblaw. O uso de caminhões elétricos é um dos mais de 250 projetos realizados nos últimos 12 meses como parte do projeto de descarbonização da rede.

No Walmart, o caminho da descarbonização não envolve veículos elétricos, pelo menos por enquanto: a empresa adotou seu primeiro caminhão movido a gás. A varejista pretende zerar suas emissões de carbono até 2040. “Estamos focados em desenvolver e implementar soluções que não apenas transformem o setor, mas tenham um impacto duradouro no mundo”, afirma Fernando Cortes, vice-presidente sênior de transportes do Walmart.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada