Grupo finalizou a compra de 16 unidades do Makro e estará presente em 53 cidades
O Grupo Muffato comprou 16 das 24 lojas do Makro no começo desse ano e, após a transformação do local, foi inaugurada a primeira loja em São José dos Campos (SP). Além disso, a empresa abrirá uma unidade em São Paulo, no bairro do Butantã. A previsão é que os empreendimentos adquiridos comecem a operar até o final de 2023, todos com a bandeira do Max Atacadista. O preço da compra não foi divulgado, mas, de acordo com fontes, o valor pedido era de R$2 bilhões.
O início do negócio no interior paulista foi um estratégia para chegar na capital com a operação já ajustada. Ainda, a escolha da primeira unidade inaugurada, em São José dos Campos, está relacionada pelo baixo investimento no local que a empresa precisou fazer. O custo das aquisições representam entre 40% e 50% da construção de uma loja do zero e, agora, o modelo de negócio de atacarejo se tornou o mais relevante no Grupo. Até o fim do ano, a companhia estará presente em 53 cidades.
Algumas lojas do Makro ficaram de fora das negociações. “Inicialmente, negociamos todo o pacote. Depois, resolvemos fazer uma aquisição menor. A gente quis diminuir o tamanho do cheque. Fizemos um mapeamento das lojas e abrimos mão de algumas unidades por questão de estratégia”, explicou o diretor do Grupo Muffato, Ederson Muffato, em entrevista para o jornal Estado de São Paulo.
A expectativa da empresa é contratar 3 mil novas pessoas, chegando ao total de 21 mil colaboradores. Para finalizar, o diretor do Grupo afirmou que para 2024 a ideia é voltar para o crescimento orgânico, mas que não descarta a possibilidade de aquisições.
Fonte: Estado de São Paulo