Home SeçõesConsumidor Aos 26 anos, rede supermercadista mira em inovação e sustentabilidade

Aos 26 anos, rede supermercadista mira em inovação e sustentabilidade

De Redação SuperHiper
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Rede Hippo mostra que é possível ter lucro apostando em práticas mais sustentáveis e limpas

A história de vanguarda da Rede Hippo vem desde a primeira loja, no Centro de Florianópolis, que oferecia caixas de papelão como alternativa às sacolas plásticas. Mais tarde, a rede foi precursora no estado ao substituir os modelos tradicionais de sacolas pelos modelos oxibiodegradáveis, que se decompõem em até 18 meses. Foi também o primeiro supermercado do estado de Santa Catarina a oferecer e-commerce, sendo pioneiro também na oferta de rastreabilidade dos hortifrutis e da carne comercializados na rede.
Agora, a rede chega aos 26 anos com muita celebração e muito trabalho pela frente.

Para comemorar a data, a rede vai sortear um Mini Cooper 2023, 100% elétrico e considerado um dos modelos mais sustentáveis do mercado. Cada R$ 100,00 em compras revertem um número de sorteio para o automóvel – um prêmio tangível para os clientes.

Mas continua atuando em ações nem sempre visíveis a curto przo. A loja conceito, em Palhoça, por exmplo, foi totalmente planejada para o aproveitamento de iluminação natural e para evitar desperdícios de energia. A adoção de expositores de produtos congelados e refrigerados com porta proporciona economia de 40%. Já o sistema de refrigeração da loja utiliza glicool, livre de gases nocivos ao meio ambiente, evitando o agravamento do efeito estufa.

Ações de sustentabilidade

Outro carro-chefe é o Programa de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos, como orgânicos, recicláveis e de gordura saturada, implantado em 2003 com a proposta de chegar ao máximo possível em reciclagem em todas as lojas. Em 2016, esse índice já estava em 95%, com apenas os resíduos sanitários e as cascas do coco verde fora da reciclagem.

A solução para a reciclagem da fibra do coco veio em 2021, quando essa passou a ser utilizada como cobertura de canteiros, solos e também como substrato para o composto orgânico. Assim, o índice de reciclagem dos resíduos alcançou a marca de 98%, só não totalizando 100% pois os resíduos dos sanitários não podem entrar nesse processo.

A coleta do óleo de cozinha também é uma preocupação. Desde 2001, a rede já coletou mais de 200 mil litros de óleo de cozinha, sendo que parte deste material retorna para a própria rede, em forma de detergente e sabão que são utilizados nas lojas.

O pioneirismo na coleta de pilhas e baterias em Santa Catarina é outro exemplo. De 2003 até hoje, a rede supermercadista já coletou mais de 5 toneladas de pilhas e baterias.

Ainda dentro do processo de reaproveitamento de resíduos, a coleta de papelão, de plástico e de alumínio é realizada 2 vezes por semana. São 15 mil quilos de papelão, 600 quilos de plástico e 80 quilos de alumínio separados por mês em todas as unidades.

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Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

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