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Retail media: o presente e o futuro do varejo

“Nosso grande desafio é convencer o fornecedor sobre a importância do retail media”, declarou a diretora de marketing e trade marketing Casa do Arroz Supermercados, Cintia Vegas

De Redação SuperHiper
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O retail media, ou mídia de varejo, está se consolidando como uma das principais estratégias para impulsionar resultados no setor supermercadista brasileiro. Em um painel mediado pela diretora de marketing e trade marketing da Casa do Arroz Supermercados, Cintia Vegas, especialistas do setor compartilharam experiências, desafios e perspectivas sobre o tema.

O gerente de marketing do grupo Bigbox/Ultrabox, Felipe Correia, destacou a necessidade de apresentar dados concretos para convencer empresários sobre a relevância do retail media. “Você tem que trazer dados para convencer o empresário da importância do retail media”, afirmou. A gerente nacional de trade marketing do Grupo Pereira, Thaís Bastos, complementou ressaltando que hoje é possível mapear todo o comportamento dos clientes nas lojas e compartilhar essas informações com os fornecedores, sempre respeitando a LGPD. “O resultado é a entrega de valor ao cliente”, explicou Thaís, reconhecendo que trazer esse tipo de mídia para os fornecedores ainda é um grande desafio, especialmente para os de menor porte.

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Cintia Vegas reforçou que o maior obstáculo está justamente em convencer os pequenos fornecedores, já que os grandes já reconhecem o retorno do investimento em retail media.

Quando questionados sobre as áreas envolvidas na implementação do retail media, Thaís apontou o setor comercial como protagonista, mas destacou também a importância do marketing e do CRM. Felipe acrescentou que a operação é fundamental para garantir a execução das ações no ponto de venda, além do papel do financeiro em mensurar o retorno dos investimentos. “Hoje temos ferramentas que são enviadas para a operação trazer o registro da execução do retail media na loja, a comunicação”, explicou Felipe.

Cintia compartilhou que, em sua empresa, são realizadas reuniões mensais envolvendo comercial, marketing, TI, operação e até mesmo o jurídico, promovendo uma sinergia essencial para o sucesso das iniciativas de retail media.

O futuro do retail media, segundo os especialistas, está cada vez mais integrado ao ambiente físico das lojas. Thaís acredita que a tendência é ir além dos sites, marketplaces e redes sociais, levando a mídia para o piso de loja, com o apoio de parceiros tecnológicos e startups que buscam soluções inovadoras. Ela também mencionou a ideia de criar um hub envolvendo todas as áreas para aprimorar o trabalho com retail media.

Felipe relatou que, após a pandemia, houve um aumento significativo no interesse de anunciantes de diferentes segmentos, como academias, em utilizar os painéis de retail media. O objetivo agora é estruturar e robustecer ainda mais o serviço, entregando valor tanto para clientes quanto para fornecedores.

Cintia destacou que o retail media proporciona dinamismo e fortalece o relacionamento entre varejo e fornecedor, tornando a experiência de compra mais personalizada e relevante.

Para Thaís, o retail media está apenas no início de sua trajetória: “Estamos apenas na ponta do iceberg. O cliente ganha com uma oferta personalizada, o fornecedor ganha com exposição dos seus produtos. Mira na lua pra acertar as estrelas. Apostem na retail media.”

Felipe reforçou: “O retail não é o futuro, é o presente. Precisamos estreitar esse tema entre o varejo e os fornecedores. No final, o resultado é ótimo.”

Cintia finalizou com um convite ao setor: “Comece a fazer retail media. Se conecte com o seu fornecedor.”

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