Home SeçõesABRAS ABRAS em Ação apresenta relatórios relevantes para o setor supermercadista

ABRAS em Ação apresenta relatórios relevantes para o setor supermercadista

Terceira edição do Guia ESG do Supermercadista Brasileiro e dados do Fórum Nacional de Eficiência Operacional foram alguns dos materiais de destaque

De Edevaldo Figueiredo
0 Comentário

Em participação na ABRAS’24 food retail future, momento ABRAS em Ação, o vice-presidente de Ativos Setoriais da ABRAS, Rodrigo Segurado e o vice-presidente de relações institucionais e administrativo da ABRAS, Marcio Milan, apresentaram ao público presente novos relatórios de grande importância para o setor supermercadista.

A ABRAS’24 food retail future lança a 3.ª edição do Guia ESG do Setor Supermercadista Brasileiro ABRAS KPMG com os principais indicadores eleitos pelas próprias empresas do setor para mensurar o impacto nos 10 objetivos ESG do Varejo Alimentar.

A publicação marca o início da terceira etapa de uma longa jornada, baseada nos resultados da ampla pesquisa nacional dedicada ao diagnóstico ESG do setor supermercadista brasileiro e dos guias anteriores.

“Anualmente, a ABRAS promove o ABRAS’24 food retail future, denominado desta forma desde 2021, substituindo o posicionamento anterior da tradicional Convenção ABRAS, que juntos somam mais de 58 anos de tradição. Nesse sentido, a cada ano, buscamos preparar o conteúdo para responder as seguintes questões: Qual é o ambiente competitivo do varejo alimentar no Brasil? Quem são os competidores? Como nós e os competidores avançam?, Qual é a nossa atratividade e competitividade?, Quais são as ameaças e oportunidades? e Quais são as diretrizes estratégicas para o desenvolvimento do setor?”, declarou o vice-presidente de ativos setoriais da ABRAS, Rodrigo Segurado.

As questões sociais, ambientais e de governança estão há algum tempo no centro das discussões de toda a sociedade diariamente e já fazem parte do cotidiano dos negócios. Porém, a transformação digital e a entrada de novos atores nesta conversa — como investidores, reguladores, jovens, formadores de opinião — têm feito com que a agenda ESG avance em um ritmo sem precedentes.

Não se trata de ações filantrópicas somente. A agenda ESG no ambiente dos negócios trata de como a empresa — de qualquer tamanho e setor — ajuda a sociedade a resolver problemas ambientais, sociais e éticos, por meio das decisões de negócios que toma em seu dia a dia. Trata-se de como a empresa ajuda a reduzir a pobreza, a discriminação e as contaminações, regenerar ecossistemas, promover princípios éticos etc., por meio de suas atividades de negócio, como: compra, venda, contratação de fornecedores, seleção de funcionários, políticas internas, planos de crescimento, ações de marketing e comunicações.

Destaque também para o lançamento do relatório anatomia do setor do varejo alimentar brasileiro, que tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa inédita, desenvolvida pelo departamento de economia e pesquisa da ABRAS. O material mapeia a relevância que as atividades adjacentes representam nas empresas do setor, por meio do índice de representatividade destas atividades na geração de resultado e na intenção de investimento.

O objetivo dele é, de forma periódica, poder fornecer informações úteis aos empresários, executivos e gestores das empresas do varejo alimentar a respeito das nossas atividades empresariais e da anatomia do setor e do seu ecossistema.

Outros materiais igualmente relevantes disponibilizados a todos os nossos associados são os relatórios do Smart Market 2024 e da 4.ª edição do Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento (FNCA) ABRAS ESG – 2024.

O primeiro traz um compilado sobre os painéis de gestão das dez comunidades e áreas funcionais das empresas supermercadistas, bem como o Balanço RAMA, programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos, e dados do Fórum Nacional de Eficiência Operacional. No material é possível conferir em detalhes o Ranking ABRAS 2024 e os mais recentes números do setor, a 3ª edição do Prêmio Profissionais do Ano e as falas dos keynotes speakers: Ciro Gomes e do líder mundial de IA generativa da EY, Tom Edwards.

Por sua vez, o material do fórum tem como objetivo organizar e documentar o que foi discutido na sua quarta edição, como: Reforma Tributária, economia circular, adoção do best before e combate à fome, e, assim, servir de guia para os grupos de trabalho, que darão continuidade às atividades de cada ciclo anual que o evento promove, bem como a fim de que possamos prosseguir em 2025.

Em breve, confira a cobertura completa da ABRAS’24 food retail future no Programa SuperHiper ABRAS. Não perca, toda quinta-feira, às 20h, na ComBrasil e no canal do Youtube da ABRAS. E, também, na edição impressa da revista SuperHiper de outubro.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada