Home SeçõesESG Angeloni e Food To Save fecham parceria contra o desperdício de alimentos

Angeloni e Food To Save fecham parceria contra o desperdício de alimentos

Ação já resgatou mais de 104 toneladas de alimentos e reduziu a emissão de mais de 262 toneladas de CO₂ na atmosfera

De Redação SuperHiper
0 Comentário

Com atuação marcada pelo compromisso com a sustentabilidade, o Angeloni foi reconhecido pela Food To Save, como uma das redes supermercadistas que mais contribui para reduzir a perda de alimentos no Brasil, e na região Sul do país. Somente em 2024, a rede Angeloni — presente em Santa Catarina e no Paraná — ultrapassou a marca de 87 mil Sacolas Surpresa vendidas no aplicativo da foodtech, evitando o desperdício de mais de 87 toneladas de alimentos, e garantindo um lugar no TOP 3 maiores parceiros da Food To Save no último ano.

Esse esforço conjunto ganha ainda mais relevância diante do cenário global. O setor varejista representa cerca de 12% do desperdício global de alimentos, segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). No Brasil, entre 10% e 15% do total de alimentos disponíveis acaba sendo descartado no varejo. Para enfrentar esse desafio, o Angeloni assumiu o compromisso de transformar a realidade das suas operações e inspirar o setor. Desde o início da parceria com a Food To Save, a rede já resgatou mais de 104 toneladas de alimentos, incluindo itens de padaria, hortifrúti, mercearia e bebidas. Com isso, contribuiu para a redução de mais de 262 toneladas de CO₂ — reforçando seu papel como agente ativo na luta contra o desperdício.

“A parceria com a Food To Save vem crescendo e contribuindo para a redução do desperdício de alimentos ainda saudáveis para o consumo, beneficiando o consumidor e o meio ambiente. Também reforça o pioneirismo da empresa com a responsabilidade social, o que a torna referência em práticas sustentáveis no varejo, sempre incentivando o consumo consciente e ainda oferecendo aos clientes a oportunidade de fazer escolhas mais acessíveis”, avalia o diretor do Angeloni, Norberto Colla.

Desde que entrou em operação, a Food To Save já salvou mais de 5,3 mil toneladas de alimentos, evitando a emissão de mais de 13 mil toneladas de CO₂. O avanço da foodtech acontece com apoio de marcas parceiras como o Angeloni, que apostam em soluções concretas para gerar impacto positivo.

“O Angeloni foi uma das primeiras grandes redes de supermercados a apoiar o nosso trabalho no combate ao desperdício de alimentos. Quando iniciamos as operações em Curitiba–PR, encontramos no grupo um parceiro disposto a caminhar junto nessa missão. Contar com uma rede desse porte, que tem tamanha atuação na região Sul do país, fortalece nossa missão ao mesmo tempo em que amplia o impacto dessa iniciativa”, afirma o CEO e cofundador da Food To Save, Lucas Infante.

Segundo dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o setor representa cerca de 7% do PIB nacional, mas enfrenta desafios estruturais: em 2022, os supermercados brasileiros perderam R$ 7,6 bilhões em alimentos próprios para consumo, de acordo com levantamento da Abras com o instituto NielsenIQ.

“Sabemos que o desperdício de alimentos é um desafio comum no setor varejista. E envolvem diversos fatores, como a complexidade da gestão de estoque e o manuseio dos produtos. Por isso, estamos muito felizes em unir forças com uma rede tão comprometida como o Angeloni que está sempre em busca de soluções sustentáveis para minimizar esse impacto em suas lojas”, destaca Infante.

Atualmente, o Angeloni conta com mais de 31 lojas cadastradas no app da Food To Save nos estados de Santa Catarina e Paraná, reforçando o protagonismo da rede na construção de um modelo mais eficiente e sustentável para o varejo alimentar do Sul do Brasil.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 50 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada