Referência em qualidade e pioneirismo, o azeite Andorinha, marca do Grupo Sovena, apresenta um novo recurso exclusivo: o bico dosador. Versátil e funcional, que com um simples giro é possível ajustar o fluxo do produto de acordo com a necessidade de cada preparo – de um fio delicado a uma porção mais generosa.
Como complemento às inovações da marca, a novidade oferece mais praticidade e autonomia no uso diário do azeite. Com um sistema inédito que garante controle total ao consumidor, ele se adapta à rotina e ao paladar de cada pessoa, promovendo uma experiência mais consciente e sustentável.
A solução está sendo implementada em todos os produtos de vidro do portfólio da marca – incluindo no azeite de oliva, o mais indicado para cozinhar – e garante liberdade na cozinha para escolha do fluxo ideal do produto, evita desperdícios e estimula um consumo mais consciente. Basta girar a roda presente na parte inferior do dosador: para um lado o fluxo que sai aumenta, enquanto que para o outro lado, diminui – permitindo total controle na hora de servir. É o único dosador do mercado com esse nível de funcionalidade, pensado para dar protagonismo ao consumidor e tornar sua rotina mais prática e personalizada.
“Para Andorinha, inovação e sustentabilidade andam juntas. Somos a primeira marca de azeite a trazer o bico dosador para o mercado brasileiro, que oferece mais versatilidade, facilidade de uso e controle no consumo – reduzindo desperdícios e incentivando um uso mais consciente, sem abrir mão da qualidade e do sabor que nossos consumidores já conhecem e confiam”, afirma a diretora de marketing e trade marketing da Sovena, Loara Costa.


Mais do que uma funcionalidade técnica, o novo dosador representa também um compromisso da marca com a educação e o protagonismo do consumidor. Andorinha já incentiva seus consumidores a criarem seu próprio azeite, com o Oli, e agora amplia essa autonomia ao permitir que cada pessoa dose o azeite de acordo com suas preferências e necessidades.
“Como líderes, sabemos da responsabilidade de impulsionar soluções que promovam escalabilidade em segmentos essenciais. Por isso, nos guiamos pelo princípio da educação para o uso responsável e qualificado do azeite, entregando ao consumidor ferramentas que elevam sua experiência no dia a dia”, complementa Loara.
Além de reduzir o desperdício e garantir mais economia, o bico dosador também é uma solução pensada para diminuir o impacto ambiental. A cor branca do dosador facilita a reciclagem, já que plásticos de cores claras são mais facilmente recicláveis e menos propensos a conter pigmentos tóxicos. O material utilizado é 100% reciclável, com baixo impacto operacional e está alinhado à estratégia global da Sovena, que coloca a sustentabilidade, a inovação e o consumidor no centro de suas decisões.
GIRA com Rita Lobo e Narcisa Tamborindeguy
A novidade tem uma campanha 360º, feita em parceria com a agência Ampfy, que convida a todos a encontrarem o seu próprio “a gosto”. O filme reforça o conceito “Abriu, girou, dosou” e foi inspirado na expressão culinária “temperar a gosto”. A comunicação destaca que o “a gosto” da Rita Lobo pode ser completamente diferente do “a gosto” da Narcisa Tamborindeguy, celebrando a liberdade e o protagonismo de cada um na cozinha. O “a gosto” ganha um novo significado com a precisão e personalização que o novo dosador de Andorinha proporciona.
“A gente sempre se depara com ‘azeite a gosto’ nas receitas. Mas esse ‘a gosto’ é de quem, afinal? A graça é justamente essa, varia de pessoa para pessoa. Esse foi o insight da campanha. Tem gente que é mais estilo Narcisa, outras estilo Rita. Para ser quem você quiser ser na cozinha, agora existe um aliado, o novo bico dosador de Andorinha”, comenta a diretora de criação da Ampfy, Raíssa Ferreira.
Além do filme presente nas redes sociais, a campanha se desdobra em diferentes formatos e frentes de conteúdo, com conteúdos UGC, presença em novos formatos como Netflix Ads e ação especial no programa da Angélica, no GNT.