Início » Seção » Americana Albertsons revela estratégias para 2026

Americana Albertsons revela estratégias para 2026

Rede de supermercados foca em IA, engajamento digital, foodservice e marcas próprias para acelerar crescimento

De Redação SuperHiper
0 Comentários

Por Renato Müller

Nos últimos meses, a rede americana de supermercados Albertsons virou um capítulo em sua história. A fracassada fusão com a Kroger, que criaria a líder inconteste do setor, fez com que a varejista adotasse uma estratégia de crescimento sob o comando da nova CEO, Susan Morris. E esse é só o começo de uma nova fase da varejista.

Para 2026, a empresa definiu três focos estratégicos. O primeiro é o uso intensivo de IA em áreas como experiência do cliente, inteligência de produtos, automação da cadeia de suprimentos e produtividade dos colaboradores. “Nenhuma dessas áreas é nova, mas todas têm uma importância crítica no desempenho do negócio”, disse Susan no mês passado, durante a apresentação dos resultados do terceiro trimestre do ano fiscal.

Na Albertsons, a IA não tem sido somente adotada: ela tem sido escalada em toda a empresa para transformar o modelo de operação da varejista. A ideia é usar a capacidade de análise de dados, previsão de comportamento e personalização para fazer com que as mais de 2.300 lojas nos Estados Unidos funcionem como uma única empresa, mas sejam capazes de entregar o “sabor local” em cada localidade.

“Queremos construir, com o uso de dados e IA, um relacionamento mais profundo e duradouro com os clientes. Para isso, vamos desenvolver experiências personalizadas não só no ambiente digital, mas também nas lojas”, afirma.

O segundo foco estratégico é o engajamento digital com o consumidor. Como acontece em todo o mundo, na Albertsons os clientes que se engajam com a empresa em múltiplos pontos de contato (loja física, e-commerce, farmácia, programa de fidelidade) têm um tíquete médio mais alto, são mais recorrentes e interagem por mais tempo – são exponencialmente mais valiosos. Atualmente, os canais digitais respondem por 9,5% das vendas da Albertsons. “Temos espaço para crescer no digital”, acredita a CEO.

Outro ponto essencial para a varejista é a inovação no foodservice e em marcas próprias. O uso de modalidades de e-commerce para fazer pedidos de refeições prontas, bolos de aniversário e soluções de catering vem impulsionando as vendas: a Albertsons chega a ter um market share de 36% na venda de bolos decorados para ocasiões especiais, em alguns dos mercados nos quais atua.

O foodservice atua como uma forma de fazer a Albertsons ter conexões mais profundas com os clientes – e aumentar sua fidelidade. A varejista se posiciona como um “one stop shop” que oferece soluções para os clientes, com opções de retirada ou entrega para o consumidor em diferentes prazos – o que aumenta a confiança e o volume de negócios.

Em maio do ano passado, a varejista lançou sua mais recente marca própria, a Chef’s Counter, em uma iniciativa para destacar a qualidade dos alimentos prontos e pré-prontos oferecidos nas lojas, com uma relação custo/benefício interessante para os consumidores. “Temos visto uma tendência de consumo de opções saudáveis, com os clientes mais inclinados a consumir proteínas, bebidas funcionais e suplementos. Ao mesmo tempo, existem oportunidades em snacks e refeições em tamanhos reduzidos”, completa Susan.

Leia Também