Por Renato Müller
Comprar alimentos e itens de limpeza é parte do dia a dia de milhões de pessoas em todo o mundo. O que não significa que a jornada de compras dos clientes seja simples. Na opinião da Amazon, por sinal, tem se tornado cada vez mais complexa – o que é uma oportunidade para a empresa.
“Nunca tivemos tantos produtos competindo pela atenção dos consumidores, de inúmeras marcas e com todo tipo de posicionamento de preços”, afirma Anand Varadarajan, VP global de tecnologia de produtos para supermercados da Amazon. “O resultado é que as pessoas gastam mais tempo e esforço para conseguir o que querem, pelo preço que desejam”, diz.
No mercado americano, em média o consumidor visita de 4 a 5 varejistas diferentes para completar sua cesta mensal de compras. Na América Latina, dados da Kantar Retail mostram que os shoppers estão utilizando 20% mais canais de compra do que há 4 anos – embora os supermercados físicos sejam de longe os mais utilizados.
Para simplificar essa jornada de compras, a Amazon tem investido em diversas soluções, tecnologias e processos. Entre os destaques está um projeto-piloto para a entrega de itens de supermercado junto com as compras de outras categorias vendidas no site para os clientes Prime da região de Phoenix.
Uma iniciativa semelhante está reunindo compras feitas nas bandeiras Whole Foods e na Amazon Fresh, com entregas unificadas. Nove fulfillment centers da Amazon Fresh foram atualizados para que os clientes possam receber mais produtos da Whole Foods e da Amazon.com, com outros 4 a caminho.
Outra possibilidade atende pelo nome de Rufus. Trata-se do assistente virtual de compras impulsionado por IA Generativa, que ajuda os clientes a encontrar receitas ou ingredientes e facilitar o processo de compra dos produtos. “O objetivo é integrar os diversos pontos da jornada, para que o processo de compras se torne cada vez mais simples, mesmo que ele passe por diversas interfaces com o cliente”, complementa Varadarajan.