Por Renato Müller
A Amazon anunciou na semana passada que desenvolveu um modelo de Inteligência Artificial para sua tecnologia Just Walk Out de lojas sem checkout. Segundo a empresa, o sistema torna as lojas sem caixa de atendimento mais precisas, eficientes e rápidas.
A atualização do Just Walk Out usa modelos de machine learning que analisam todas as fontes de dados (balanças, sensores e câmeras) ao mesmo tempo para identificar com exatidão quais produtos estão sendo retirados das prateleiras (ou recolocados nelas) pelos clientes, diminuindo a possibilidade de erros na cobrança.
Leia mais:
Atualmente, a tecnologia Just Walk Out está disponível em 170 pontos de venda de terceiros nos Estados Unidos, além de lojas de vizinhança Amazon Go. Ao longo do mês de agosto, a atualização será instalada em toda a rede de lojas clientes da empresa.
A Amazon tem dado prioridade à comercialização do sistema Just Walk Out para equipar lojas de terceiros em locais de grande fluxo de clientes, como aeroportos, hospitais, centros de convenção, estádios e universidades. A novidade é que o uso de IA aumenta o número de fontes de dados analisados para determinar o que está sendo comprado, o que é especialmente importante em locais de grande fluxo, como estádios, em que câmeras podem ficar obstruídas e nos quais agilidade no pagamento é essencial.
A expectativa da Amazon é que a adoção de IA torne a tecnologia Just Walk Out mais interessante para varejistas, uma vez que, até agora, o alto custo tem sido um fator impeditivo. Os potenciais clientes têm preferido adotar quiosques de autoatendimento, que são bem mais baratos e entendidos mais facilmente pelos consumidores.
“Acredito que estamos apenas arranhando a superfície em relação ao que podemos fazer com esse tipo de tecnologia”, afirmou o vice-presidente de divisão da Amazon, Jon Jenkins. “Esse sistema nos permite atender novos tipos de lojas e avançar para novas verticais”, comenta.