CEO Andy Jassy quer reforçar operação digital enquanto estuda o formato correto de varejo físico para dar escala a seus supermercados
Por Renato Muller
Para o CEO da Amazon, Andy Jassy, existe uma grande oportunidade para que a empresa aumente sua presença no varejo de alimentos, indo além da bandeira Whole Foods: a venda online de itens recorrentes. Tendo começado a jornada no setor de supermercados com itens que não exigem controle de temperatura, como itens pet, bazar e mercearia seca, a Amazon hoje tem uma imensa presença online no segmento.
“Hoje, oferecemos mais de 3 milhões de itens, contra 30 mil de um supermercado convencional”, disse Jassy. “Até agora, temos focado a presença online em apresentações de tamanhos maiores, devido ao custo de fazer o atendimento online”, comenta. Segundo o executivo, embora o ritmo de crescimento digital esteja dentro das expectativas da empresa, a intenção é crescer ainda mais.
Para que isso aconteça, porém, Jassy afirma que a Amazon precisa ampliar sua estrutura física de supermercados – o que poderá acontecer com outros formatos de varejo. “A Whole Foods está em um caminho encorajador, mas precisamos encontrar um formato massificado que possa ser ampliado bastante. Temos experimentado com a Amazon Fresh nos últimos anos e estamos trabalhando para identificar, e então desenvolver, o melhor formato de loja para ganharmos escala”, comenta.
Nos últimos meses, a Amazon fez uma pausa na expansão da bandeira Amazon Fresh, mas o setor de supermercados terá vida longa na estratégia do negócio. “O setor de alimentos é uma área estratégica para nós. É um mercado muito grande e que traz clientes com alta recorrência”, completa.