Home SeçõesInternacional Amazon abre primeiro supermercado net zero do mundo

Amazon abre primeiro supermercado net zero do mundo

De Administrador SH
0 Comentário

Loja da Amazon Fresh em Seattle tem 100% de energia renovável e deverá reduzir consumo de CO2 em 185 toneladas por ano

A Amazon abriu na semana passada em Seattle, nos EUA, o que poderá ser o primeiro supermercado com certificação Carbono Zero do mundo. O ponto de venda de pouco mais de 3.200 metros quadrados tem mais de uma dezena de upgrades em relação a outras lojas da rede e deverá retirar cerca de 185 toneladas de gás carbônico da atmosfera por ano.

O ponto de venda é o primeiro no mundo a buscar a certificação Carbono Zero do International Living Future Institute (ILFI). Para isso, o PDV conta com recursos como estações de recarga de veículos elétricos, piso com concreto de menor impacto ambiental, cozinhas elétricas, uso de 100% de energia renovável e equipamentos de refrigeração com menor consumo.

O novo local conta com estações de carregamento de veículos elétricos para uso dos clientes como parte dos esforços para promover a sustentabilidade no local

O destaque fica para o sistema de refrigeração da loja, que sozinho contribui para uma redução de 38 toneladas anuais na emissão de gases de efeito estufa. “A busca da certificação Carbono Zero para a loja mostra um compromisso importante em reduzir de forma mensurável as emissões de gás carbônico”, afirma Lindsay Baker, CEO do ILFI. “A iniciativa da Amazon representa um benchmark importante para o setor de supermercados e para o varejo como um todo”, acrescenta.

Portas na maioria das geladeiras para reduzir o consumo de energia

Para conseguir a certificação, a loja da Amazon Fresh será acompanhada ao longo de 12 meses. Entre os aspectos analisados estão o uso de 100% de energia proveniente de fontes renováveis, redução na pegada de carbono dos materiais usados na construção, e neutralização de todas as emissões de carbono associadas aos processos de construção e fabricação dos produtos vendidos. A iniciativa é parte de uma meta mais ampla da Amazon: se tornar um negócio carbono zero até 2040.

O espaço da cozinha onde a Amazon prepara os alimentos é totalmente elétrico no novo Amazon Fresh

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada