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Alvorada cria departamento de inovação

Foco principal no momento está em fortalecer marca própria da rede, a JVG

De Redação SuperHiper
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O Grupo Alvorada, associado da Rede Supermarket desde 2013, deu passo importante a fim de se diferenciar e, recentemente, criou o departamento de inovação, um setor à parte, com foco exclusivamente em apresentar novidades. O melhor exemplo desse esforço é o fortalecimento da marca própria, a JVG.

Segundo o diretor de Inovação da rede, Rodrigo Fonseca, a ideia nasceu da percepção de que o consumidor busca cada vez mais experiências e diferenciação, não apenas preço. E, assim, a varejista identificou a oportunidade de um espaço pouco explorado no mercado: private labels que fossem além do básico, capazes de expressar personalidade, inovação e qualidade superior. Então, fortalecer a marca própria passou a ser uma estratégia natural para gerar valor agregado, aumentar margem e criar uma conexão mais profunda com o cliente, oferecendo produtos exclusivos que ele não encontra em nenhum outro lugar. Atualmente, a JVG tem mais de 10 subcategorias.

Ainda segundo Fonseca, a inspiração veio da análise de mercados internacionais e do comportamento de redes varejistas que já compreenderam que a marca própria pode — e deve — ir muito além do produto comum. O executivo explica que existe um público disposto a pagar por design, qualidade e inovação, mesmo dentro do varejo alimentar. Assim, no lugar de competir apenas pelo preço dos itens cotidianos, o Alvorada decidiu construir uma linha que reforça o posicionamento da rede e eleva a percepção de valor da marca, trazendo produtos que surpreendem, encantam e geram desejo.

A execução é calculada: muitas análises e estudos de mercados diversificados, pesquisas sobre ideias criativas e atenção especial não apenas ao contexto brasileiro, mas a movimentos globais
de consumo que, por ventura, acabarão desembarcando em território nacional.

De acordo com o diretor, o processo começa com pesquisa de mercado internacional, especialmente na China, que é um dos principais polos criativos e industriais do mundo. O grupo realiza análises de tendências globais e visita feiras, bem como estuda tecnologias, materiais e comportamentos de consumo. Depois, são feitos cruzamentos de referências com dados de importação e viabilidade logística, entendendo o que já chega ao Brasil e o que ainda não, custos, volumes e oportunidades. A partir daí, são selecionados os itens de produtos com melhor potencial de diferenciação e realizados testes de qualidade, prototipagem e alinhamento estético com o posicionamento da marca. O planejamento se encerra com a definição de categorias, margens, estratégias de lançamento e comunicação.

A aplicação é multifacetada; porém, o palco especial são as lojas físicas. Uma recriação da relevância do PDV tradicional para o varejo supermercadista, explica Fonseca.

“A loja é o palco no qual a marca própria ganha vida. Aplicamos nossas estratégias por meio de exposição privilegiada, criando pontos extras e ilhas temáticas quando necessário; planograma estratégico, posicionando os produtos em áreas de maior fluxo e visibilidade; comunicação visual dedicada, destacando diferenciais, design e atributos; experiências de encantamento, com ativações, degustações ou demonstrações quando aplicável; treinamento da equipe, garantindo que vendedores e atendentes entendam profundamente o produto e consigam transmitir seus diferenciais. O objetivo é fazer com que o cliente perceba imediatamente que não está diante de ‘mais um produto’, mas sim de algo especial”, detalha o executivo.

Atualmente, com mais de 200 SKUs, distribuídos em categorias que vão desde decoração e utilidades até itens sazonais de alto impacto visual, o portfólio da JVG busca refletir a proposta do Alvorada, com mercadorias criteriosamente escolhidas, com forte apelo estético e excelente relação custo–benefício. Os próximos passos envolvem expansão do portfólio, com novas categorias e produtos mais sofisticados; aumento da presença em loja, com espaços dedicados e comunicação ainda mais forte; e desenvolvimento de linhas exclusivas, criadas em parceria com fornecedores internacionais e seus designers.

Fonte: Asserj

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