Home SeçõesNegócios Alemã Lidl quer liderar investimento em IA na Europa

Alemã Lidl quer liderar investimento em IA na Europa

Empresa lidera projeto de gigafábrica de IA, como parte de sua expansão para serviços além do varejo

De Redação SuperHiper
0 Comentário

Por Renato Müller

O grupo Schwarz, controlador da rede alemã de hard discount Lidl e da rede de lojas de departamentos Kaufland, está coordenando o desenvolvimento de uma gigafábrica de IA na Alemanha. Parte do plano de ação europeu para Inteligência Artificial, a iniciativa tem o objetivo de treinar, testar e escalar modelos de IA por empresas e instituições de pesquisa. Em seu núcleo, está uma infraestrutura de nuvem, complementada por serviços como modelos pré-treinados, conujntos de dados e consultoria técnica.

O projeto do grupo Schwarz conta com o apoio de cerca de 110 parceiros, entre institutos de pesquisa, empresas e o setor público. Com a gigafábrica de IA, que poderá aproveitar a construção de um data center pela varejista em Luebbenau, nos arredores de Berlim, a União Europeia pretende construir uma infraestrutura pelo menos 4 vezes mais potente que a disponível atualmente, o que permitiria competir com chineses e americanos no desenvolvimento de aplicações de Inteligência Artificial.

A varejista tem uma presença relativamente recente em tecnologia: o StackIt, seu serviço de computação em nuvem, começou a ser desenvolvido em 2017 como parte da expansão do grupo por negócios com margens melhores que a do varejo e pela construção de um ecossistema. As garantias limitadas oferecidas pelos provedores de cloud em relação à segurança e privacidade foram um fator essencial nessa decisão. “Ninguém nos dizia onde os dados eram armazenados. Então percebemos que precisávamos da nossa propria nuvem”, disse Rolf Schumann, co-CEO da Schwarz Digits, a divisão de tecnologia do grupo.

Em 2024, a Schwarz Digits gerou 1,9 bilhão de euros em faturamento para o grupo, empregando 7.500 pessoas. O grupo Schwarz movimentou 175,4 bilhões de euros no mesmo período, com presença em 32 países e quase 600 mil colaboradores. A corrida para ter uma presença relevante em TI não é fácil, mesmo para uma empresa com tamanha musculatura. O grupo Schwarz disse em maio que pretendia investor 11 bilhões de euros em sua unidade de cloud nos próximos 3 a 5 anos – a Amazon investiu US$ 78 bilhões apenas em 2024.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 50 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada