Por Renato Müller
O grupo Schwarz, controlador da rede alemã de hard discount Lidl e da rede de lojas de departamentos Kaufland, está coordenando o desenvolvimento de uma gigafábrica de IA na Alemanha. Parte do plano de ação europeu para Inteligência Artificial, a iniciativa tem o objetivo de treinar, testar e escalar modelos de IA por empresas e instituições de pesquisa. Em seu núcleo, está uma infraestrutura de nuvem, complementada por serviços como modelos pré-treinados, conujntos de dados e consultoria técnica.
O projeto do grupo Schwarz conta com o apoio de cerca de 110 parceiros, entre institutos de pesquisa, empresas e o setor público. Com a gigafábrica de IA, que poderá aproveitar a construção de um data center pela varejista em Luebbenau, nos arredores de Berlim, a União Europeia pretende construir uma infraestrutura pelo menos 4 vezes mais potente que a disponível atualmente, o que permitiria competir com chineses e americanos no desenvolvimento de aplicações de Inteligência Artificial.
A varejista tem uma presença relativamente recente em tecnologia: o StackIt, seu serviço de computação em nuvem, começou a ser desenvolvido em 2017 como parte da expansão do grupo por negócios com margens melhores que a do varejo e pela construção de um ecossistema. As garantias limitadas oferecidas pelos provedores de cloud em relação à segurança e privacidade foram um fator essencial nessa decisão. “Ninguém nos dizia onde os dados eram armazenados. Então percebemos que precisávamos da nossa propria nuvem”, disse Rolf Schumann, co-CEO da Schwarz Digits, a divisão de tecnologia do grupo.
Em 2024, a Schwarz Digits gerou 1,9 bilhão de euros em faturamento para o grupo, empregando 7.500 pessoas. O grupo Schwarz movimentou 175,4 bilhões de euros no mesmo período, com presença em 32 países e quase 600 mil colaboradores. A corrida para ter uma presença relevante em TI não é fácil, mesmo para uma empresa com tamanha musculatura. O grupo Schwarz disse em maio que pretendia investor 11 bilhões de euros em sua unidade de cloud nos próximos 3 a 5 anos – a Amazon investiu US$ 78 bilhões apenas em 2024.