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Além da inflação, “bets” afetam consumo em supermercados

De janeiro a março, apostadores destinaram até R$ 30 bilhões por mês às apostas on-line, segundo o Banco Central

De Redação SuperHiper
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A inflação tem gerado impactos sobre a forma de consumo dos brasileiros em supermercados, porém, especialistas avaliam que esse não é o único motivo por trás do cenário mais desafiador: as apostas on-line também estão afetando o bolso e, consequentemente, os negócios do varejo alimentar. De janeiro a março, os apostadores destinaram até R$ 30 bilhões por mês às “bets”, segundo dados do Banco Central (BC), divulgados em abril deste ano.

“É importante ressaltar que o dinheiro que é usado para jogar nessas casas de aposta, seria utilizado para o consumo de itens essenciais e supérfluos. Com isso, diversos supermercadistas vem registrando uma diminuição da compra de itens básicos, mas também de produtos não essenciais, como bebidas alcoólicas, iogurtes e biscoitos”, disse o especialista em gestão de supermercados, Leandro Rosadas. E acrescentou. “O baixo consumo de itens básicos já proporciona um saldo negativo, porém, esses produtos considerados ‘supérfluos’ têm uma margem de lucro maior, gerando impacto no setor.”

Para o especialista, a inflação segue apertando o bolso dos brasileiros, 58% da população já está comprando menos alimentos do que costumavam levar para casa meses atrás. Em contrapartida, uma parte significativa do dinheiro que antes ia para comida, agora está sendo destinado a apostas e aplicativos de games com recompensas. “Isso acontece uma vez que passam a sensação de ganhar dinheiro fácil, quem está numa situação apertada, precisando de dinheiro, acaba jogando para conseguir ter uma forma de renda extra.”

Dimensão e impactos

Com o segmento de apostas on-line regulado a partir deste ano, o governo ainda não divulgou dados oficiais de quanto as casas de apostas movimentam por mês. Estimativas revelaram que, em 2023 (antes da regulamentação), o setor movimentou R$ 120 bilhões por ano.

Porém, segundo um levantamento feito pela Associação Nacional de Jogos e Loterias (ANJL), o Brasil é um dos maiores mercados de jogos de apostas em todo o mundo. A pesquisa também mostrou que o País ocupa a terceira posição no ranking dos maiores mercados globais das “bets”, o feito aconteceu em menos de quatro anos.

Outro levantamento, realizado pela consultoria Aposta Legal, mostrou que nos três primeiros meses de 2025, os sites de “bets” registraram mais de 5 bilhões de acessos. Isso equivale a mais de 650 acesso por segundo. Para ter uma dimensão da quantidade, a frequência de visitas seria suficiente para encher o estádio do Maracanã, com seus mais de 78 mil lugares, em apenas dois minutos.

Na comparação com o trimestre anterior, a média de acessos avançou 90%. Durante o segundo semestre de 2024, o volume de acessos às casas de apostas manteve-se relativamente estável, com 2,55 bilhões no terceiro trimestre e 2,66 bilhões no quarto.

Dados do Raio-X do investidor brasileiro, da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), divulgado neste mês, revelou que 23 milhões de brasileiros apostaram em 2024, cerca de 15% da população. Em 2023, eram 14%.

A aderência a “bets” no País é maior do que o de uso de muitos produtos de investimento, como títulos públicos e privados, fundos, ações, etc.

O levantamento mostrou ainda que 4 milhões consideram as apostas, como investimentos, e 3 milhões apresentam alta tendência ao vício.

CPI

As casas de apostas no Brasil estão no centro da investigação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado. Os parlamentares investigam eventuais conexões entre as plataformas que operam o serviço de aposta e crimes financeiros, como lavagem de dinheiro e associação criminosa, além de discutir a publicidade, que envolve entre outros muitos influenciadores digitais e celebridades.

Fonte: Portal Mirian Gasparin e Exame.com

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