Home SeçõesDestaques ALDI é uma das maiores redes dos EUA e seguirá em crescimento

ALDI é uma das maiores redes dos EUA e seguirá em crescimento

De Renata Ruiz
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CEO Jason Hart explica como o supermercado planeja continuar em forte expansão

Os consumidores dos EUA que buscam produtos premium e um alívio nos altos preços dos supermercados já tem um lugar em mente para ir: ALDI. Em meados de outubro, a empresa, em busca do sucesso, introduziu cortes de preços em tudo que o cliente americano precisa para passar as férias: batata, feijão, cranberries, manteiga, farinha, entre outros itens.

No último verão, 70 mil fãs do supermercado participaram da pesquisa anual Fan Favorites Survey (Favoritos dos Fãs da Varejista, traduzindo para o português livre) que revelou os 13 produtos favoritos da marca.

Além disso, em outubro a rede anunciou o seu novo plano de aquisição. A Southeastern Grocers (SEG), com sede em Jacksonville (Flórida). A transação, programada para ser concluída no primeiro semestre de 2024, inclui aproximadamente 400 lojas Winn-Dixie e Harveys Supermarket no Alabama, Flórida, Geórgia, Louisiana e Mississippi.

“Nossa aquisição da Winn-Dixie e Harveys Supermarket é uma oportunidade única para acelerar nossos planos de crescimento e nos aproximar de clientes de outras regiões do país, sendo um mercado chave para nós”, afirma o CEO da ALDI, Jason Hart.

A transação contribui para o crescimento orgânico do varejista. Hart afirma que a expectativa é inaugurar 120 lojas em todo o país, chegando ao total de 2400 lojas. “Esta aquisição nos dá velocidade de comercialização com locais de qualidade, ótimo público e com um core business sólido. O mercado da região Sudeste já apresentou uma forte demanda de clientes para as nossas lojas. Vemos muitas vantagens com essa aquisição”.

Atualmente, a ALDI é a terceira maior varejista dos Estados Unidor. No início de 2023, a empresa, que tem um modelo de fornecimento direto, abriu uma sede regional e seu 26º centro de distribuição em Loxley, Ala, que atende 100 lojas da Costa do Golfo, que se diferencia dos demais, que foram projetados para atender 75 unidades em um raio de 200 km.

Novo conceito de loja e sortimento

Uma das explicações para os consumidores gostarem tanto da ALDI não está somente relacionado ao preço, mas também, como são as suas lojas. Nos últimos anos, a empresa remodelou 1.100 unidades, com um layout mais moderno, fáceis para comprar, com sortimentos de marca própria, alimentos frescos etc.

Os estabelecimentos contam com 3.700 m², com self-checkout e etiquetas de prateleira eletrônica. O mix é variado, mas limitado, entre 1650 e 1800 produtos. Esse modelo faz com que o shopper economize tempo e tenha um desconto de 40% na sua cesta de alimentos. “Estamos sempre pensando em como podemos tornar a experiência de compra ainda melhor”, reforça o executivo.

Segundo Patton, os produtos frescos e o salmão fresco estão em alta nas lojas. Além disso, há um crescimento em itens premium. “Talvez isso vá contra ao cenário econômico. Mas, acho que as pessoas ainda querem produtos premium. Elas querem comprá-los na ALDI. Querem fazer a sua tábua de frios; elas querem fazer o jantar que viram no TikTok em casa.”

Ainda, o CEO aponta sobre não terem um programa de adesão. “Temos orgulho de não ter cupons, sistemas de vendas, pontos e todas essas coisas. Para o comprador ALDI, acho que os nossos ótimos produtos, ótimos preços, simplicidade, boa qualidade e produtos na tendência nos tornam um supermercado competitivo. É disso que se trata a marca.”

Enxuto e verde

À medida que a ALDI continua sua rápida expansão nos Estados Unidos, a varejista continua comprometida em se tornar uma empresa mais enxuta e verde.

“Eficiência é o que fazemos de melhor”, afirma Hart. “Por meio de um sistema de pedidos aprimorado, recursos de previsão e cadeia de suprimentos, fornecimento internacional, somos capazes de operar de maneira ágil sem aumentar os preços ou comprometer a qualidade.” A Hart atribui a excelência operacional da ALDI à sua rede global de fornecedores.

Ainda, a marca investe em sustentabilidade.  A empresa instalou painéis solares no telhado em cerca de 200 lojas e 14 centros de distribuição para ajudar a compensar os custos de energia. No ano passado, a companhia lançou seu primeiro “Relatório de Progresso de Responsabilidade Corporativa”, que delineou o progresso em direção a suas metas ambientais, ambientais e outras metas ESG. A ALDI é a primeira grande varejista dos EUA a proibir sacolas plásticas, e estão trabalhando para reduzir o uso de plástico em suas embalagens

A outra parte do impulso de sustentabilidade corporativa da ALDI é focada na comunidade, começando em primeiro lugar com o cuidado de seus funcionários.

“Mantemos nossa base de funcionários engajados e leais criando um local de trabalho enraizado na bondade, no reconhecimento e no equilíbrio entre vida pessoal e profissional, e investindo no desenvolvimento de nosso pessoal”, diz o presidente da ALDI, Atty McGrath.

Fonte: Progressive Grocer

 

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