Por Renato Müller
A Albertsons, uma das maiores redes de supermercados dos Estados Unidos, ampliou sua presença no e-commerce B2B. Atualmente, mais de 2.000 lojas da rede, em diversas bandeiras (como Alberstons, Safeway, ACME e Jewel-Osco), amplia as opções de atendimento a pequenos e médios negócios nas áreas de influência das lojas.
Com a iniciativa, a varejista reforça sua presença em segmentos como escritórios, órgãos governamentais, instituições de ensino e ONGs, com um serviço de encomendas para itens como bebidas, refeições para eventos, produtos de limpeza e higiene.
“Estamos bem posicionados para atender às necessidades das empresas. Vimos uma oportunidade para alcançar uma forte base de consumidores, entregar mais conveniência e acelerar nosso crescimento, a partir do amplo sortimento que já oferecemos e da nossa grande presença física”, afirma Stephen Menaquale, VP Sênior de E-commerce da empresa.
A plataforma B2B de e-commerce da Albertsons utiliza as lojas físicas para oferecer entregas de pedidos no mesmo dia e serviços personalizados, colocando a empresa na concorrência com Amazon, Costco e diversos atacadistas locais que atendem a diferentes pontos da cadeia de suprimentos.
Historicamente, a varejista vinha focando no e-commerce B2C, mas o movimento rumo ao mercado empresarial mostra um aumento das ambições da rede de supermercados. Com a vantagem de usar uma estrutura logística já existente para a entrega para pessoas físicas, a rede de supermercados tem o potencial de ser um player importante e mostrar para o setor que é possível criar novas linhas de receita e resultados.