Por Renato Müller
O grupo Ahold Delhaize USA decidiu mudar a estratégia de fulfillment de alimentos para suas bandeiras Giant Food e Giant Company. A empresa fechará 6 Centros de Distribuição de e-commerce centralizados no fim do primeiro trimestre do ano que vem nos estados da Virgínia e Pennsylvania.
A decisão foi tomada depois da análise das preferências dos consumidores por entregas rápidas em casa – o que pode ser feito com mais velocidade e com um sortimento mais amplo a partir das lojas físicas da rede. Essa medida reforça uma tendência que já havia sido adotada pela Ahold Delhaize no mercado americano e que recentemente passou a ser usada pela rival Kroger.
Paralelamente à adoção do fulfillment a partir das lojas físicas, a empresa continuará atuando em parceria com empresas de entrega, como Instacart e Doordash. A expectativa é que a varejista consiga realizar operações de delivery e pick-up nas lojas em menos de 30 minutos em algumas localidades.
A estimativa é que o fechamento dos Centros de Distribuição gere um custo excepcional de US$ 50 milhões para a companhia no primeiro semestre de 2026.