Por Redação SuperHiper
A nova diretoria da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), presidida pelo empresário Lindonor Peruzzo Junior, tomou posse oficialmente em cerimônia na noite de terça-feira (16), no Vistal Pontal, em Porto Alegre (RS), com uma série de frentes de trabalho que pretendem atualizar, fortalecer e democratizar a entidade.
Com mandato programado até o final de 2027, a nova nominata assumiu a associação após um acordo resultante do empate histórico nas eleições da instituição, que tinha o ex-presidente Antônio Cesa Longo, há 22 anos no comando da Agas, como concorrente.
“Construímos um formato que manteve o ex-presidente Longo até a Expoagas, e nos entregou o comando a partir de setembro. Temos muito respeito pelas diretorias anteriores, mas entendemos que chegou o momento de oxigenar e trazer mais engajamento político e pertencimento aos associados”, explica Peruzzo Junior.
Nascido em Vacaria (RS) e radicado em Bagé (RS), o novo dirigente tem 46 anos e começou a trabalhar na empresa da família ainda na adolescência, passando por diversos cargos da operação e gestão do varejo até chegar à vice-presidência da PGL Distribuição de Alimentos Ltda., que opera as marcas Peruzzo Supermercados e EcoMix Atacarejo, com 27 unidades na metade sul do Estado. Participando ativamente de diferentes entidades de classe, iniciou sua trajetória na Associação Gaúcha de Supermercados como presidente do núcleo Agas Jovem, em 2005, tendo marcado sua atuação pela expansão de membros e pela realização das primeiras visitas técnicas a indústrias fornecedoras. Foi ainda presidente da Associação Comercial e Industrial de Bagé (Aciba) no mandato 2015–2017 e diretor e vice-presidente da Federasul. Em 2025, Peruzzo Junior completa 30 anos de atuação no ramo supermercadista.
Projetos
A meta, segundo o novo presidente, é chegar a mil empresas supermercadistas associadas já no primeiro ano – atualmente, são pouco mais de 200 –, por meio de um programa de mapeamento, inclusão e engajamento de novos supermercados nas atividades da Agas. A palavra de ordem da nova diretoria, segundo Peruzzo Junior, é justamente o “pertencimento”, congregando empresas de todos os tamanhos e das mais diferentes localidades gaúchas em uma agenda de eventos, capacitações e informativos periódicos que vão auxiliar os associados na tomada de decisões centrais aos seus negócios.
“Alguns temas são de primeira ordem para o setor, como é o caso da reforma tributária, que está chegando em janeiro e para a qual a esmagadora maioria dos supermercados não está preparada. Além disso, a inflação acima da meta do Banco Central (BC), o câmbio instável e totalmente suscetível a choques externos e questões políticas, e a taxa Selic em um patamar estratosférico, comprometendo os investimentos — todos esses fatores deverão desacelerar ainda mais o crescimento do País em 2026, o que nos traz um cenário desafiador”, ressalta o presidente. Segundo ele, uma prioridade das primeiras semanas será a contratação de uma assessoria econômica, que norteará a tomada de decisões e trará subsídios e tendências aos associados.
Outro eixo central será uma reorganização das articulações políticas da entidade, que, na opinião de Peruzzo Junior, precisa ser mais atuante em defesa do setor supermercadista. Para esta frente, a entidade terá uma assessoria de relações governamentais dedicada. “É a prioridade número um do nosso projeto, que é fortalecer o relacionamento com o Executivo e o Legislativo, com pautas propositivas, muito diálogo e respeito, buscando condições mais equânimes de competitividade e, sobretudo, a correção de desajustes fiscais que estão inviabilizando o crescimento de empresas do setor, principalmente as pequenas e médias”, antecipa o dirigente.
Segundo Peruzzo Junior, além do apoio técnico de uma assessoria jurídica e governamental atuante, a ideia é descentralizar o trabalho de relacionamento, fazendo com que os supermercadistas associados sejam interlocutores da entidade em seus municípios e regiões. “Queremos construir uma Agas mais forte politicamente, e ao mesmo tempo mais inclusiva e participativa. Uma das mudanças que definimos junto à diretoria antiga prevê, inclusive, que a partir de agora o estatuto da entidade só permita uma reeleição, democratizando o comando e possibilitando que novas lideranças tragam seus projetos para a associação.”
Peruzzo Junior também deflagra, a partir da posse, um programa de sucessão familiar que pretende trazer os sucessores das empresas supermercadistas para dialogarem com o grupo. “Com mais de 300 membros, o Agas Jovem passa a ser presidido pela santamariense Isadora Stangherlin. A missão central dela será aproximar as gerações mais antigas e conservadoras dos supermercados destes novos líderes que a Agas já vem formando há muitos anos. Acreditamos que teremos muito êxito e que a entidade contribuirá decisivamente para a continuidade e o futuro de muitas empresas do nosso segmento.”
No Agas Mulher, a nova presidente é Patrícia Machado, que também atuará como diretora-tesoureira da associação. O núcleo feminino tem como objetivo central proporcionar capacitações e encontros entre as mulheres supermercadistas, cada vez mais presentes em cargos de gestão no setor, e irá capitanear uma pauta voltada a ações de sustentabilidade dentro da Agas. “Queremos reorganizar o Agas Mulher para que tenhamos mais projetos de caráter social, cultural e ambiental, além de promover a valorização e o fortalecimento das lideranças femininas que já vêm tendo muito destaque em nosso setor, que é majoritariamente familiar”, destaca o presidente. O Agas Mulher reúne, atualmente, 90 integrantes.
Após o evento de posse oficial, a nova diretoria tem pelo menos outros dois grandes encontros do setor supermercadista já marcados para a reta final de 2025: a 62ª Convenção Regional de Supermercados, que ocorrerá nos dias 28 e 29 de outubro, em Tramandaí (RS), e o Carrinho Agas 2025, marcado para 18 de novembro, no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre.
Outra frente de trabalho já iniciada pela nova diretoria é a busca pela ampliação da Expoagas 2026. Segundo Peruzzo Junior, a associação já iniciou tratativas com a Federação das Indústrias do RS (Fiergs), com vistas à expansão do pavilhão de exposição. A sede da Agas, localizada no bairro Navegantes, na capital gaúcha, também será objeto da atenção da nova diretoria da entidade. Inundada nas enchentes de 2024, a estrutura será reformulada e revitalizada em um projeto que deverá se concluir somente no último ano do mandato, em 2027.
O setor supermercadista gaúcho faturou R$ 69,8 bilhões no ano passado, representando 9,1% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual, segundo o Ranking Agas 2024. Ao todo, as 7,2 mil lojas de supermercados gaúchas empregam diretamente 172 mil pessoas e recebem quatro milhões de clientes por dia.