Mais de 175 mil equipamentos foram instalados em supermercados em 2020, um crescimento de 25% sobre o ano anterior
A pandemia acelerou a adoção de tecnologia e o uso de opções com menos interação humana. Com isso, no ano passado mais de 175 mil equipamentos de self checkout foram vendidos para supermercados em todo o mundo, 25% mais que em 2019, segundo dados da empresa de consultoria RBR. De acordo com o levantamento, 55% desses terminais são totalmente cashless, aceitando somente cartões e pagamentos por celulares.
Aparentemente, essa não é uma moda passageira: a RBR estima que, em 2026, haverá mais de 1,5 milhão de equipamentos de self checkout instalados em supermercados. A tecnologia também vem encontrando espaço em outros segmentos do varejo, como farmácias e lojas de conveniência.
O maior crescimento na adoção de terminais de autoatendimento no varejo está na Ásia (especialmente na China), em que as compras de equipamentos avançaram 33% em 2020. Mesmo em mercados em que o dinheiro ainda predomina, como Japão e Alemanha, a utilização do self checkout vem ganhando tração. Cada vez mais, “cashless is king”.