Tecnologia pode trazer redução de custos de US$ 113 bilhões para as empresas, mas existe alto potencial de eliminação de empregos
Por Renato Müller
A adoção de Inteligência Artificial pelas redes supermercadistas deverá ter uma expansão de 400% até o final de 2024, de acordo com um estudo realizado pela Grocery Doppio e pelo FMI – Food Industry Association. A implementação de soluções de IA poderá, segundo o estudo, gerar US$ 113 bilhões em redução de custos para as empresas, com os maiores ganhos em gestão de estoques (US$ 58,4 bilhões), otimização de preços e sortimento (US$ 21,1 bilhões) e marketing (US$ 15,7 bilhões).
Uma questão que impactará profundamente o varejo é a possibilidade de redução do headcount das lojas físicas pelo uso de IA. Segundo os 152 executivos entrevistados pela Grocery Doppio, a Inteligência Artificial pode eliminar 18% das posições no piso de loja, 73% das atuais tarefas realizadas nos PDVs e 53% das perguntas feitas aos clientes para as equipes.
Embora esteja claro para o varejo que a IA tem um grande potencial para transformar a execução de estratégias omnichannel, somente 13% dos entrevistados dizem estar usando a tecnologia em mais de uma área das lojas. Entretanto, 74% levam em conta recursos de IA na hora de avaliar a implementação de novos softwares.