Home SeçõesDestaques Adoção de IA em supermercados deve crescer 400%

Adoção de IA em supermercados deve crescer 400%

De Renata Ruiz
0 Comentário

Tecnologia pode trazer redução de custos de US$ 113 bilhões para as empresas, mas existe alto potencial de eliminação de empregos

Por Renato Müller

A adoção de Inteligência Artificial pelas redes supermercadistas deverá ter uma expansão de 400% até o final de 2024, de acordo com um estudo realizado pela Grocery Doppio e pelo FMI – Food Industry Association. A implementação de soluções de IA poderá, segundo o estudo, gerar US$ 113 bilhões em redução de custos para as empresas, com os maiores ganhos em gestão de estoques (US$ 58,4 bilhões), otimização de preços e sortimento (US$ 21,1 bilhões) e marketing (US$ 15,7 bilhões).

Uma questão que impactará profundamente o varejo é a possibilidade de redução do headcount das lojas físicas pelo uso de IA. Segundo os 152 executivos entrevistados pela Grocery Doppio, a Inteligência Artificial pode eliminar 18% das posições no piso de loja, 73% das atuais tarefas realizadas nos PDVs e 53% das perguntas feitas aos clientes para as equipes.

Embora esteja claro para o varejo que a IA tem um grande potencial para transformar a execução de estratégias omnichannel, somente 13% dos entrevistados dizem estar usando a tecnologia em mais de uma área das lojas. Entretanto, 74% levam em conta recursos de IA na hora de avaliar a implementação de novos softwares.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada