Uso de energia limpa, gestão de resíduos, projetos – como o Clube da Bike e Limpeza de Mares – e distribuição de mudas de árvores para colaboradores são algumas das práticas ambientais, sociais e de governança (tradução da sigla ESG – Environmental, Social and Governance) adotadas pelo Grupo Pereira, que reúne os Supermercados Comper e o Fort Atacadista. Essas práticas foram temas de um talk show intitulado “Economia Verde: Modelos e Práticas de ESG”, que aconteceu durante a 3ª Jornada de Pesquisa e Tecnologias”, realizada na sexta-feira (28), no Bioparque Pantanal, em Campo Grande (MS).
Com o tema ‘Conservação em Tempos de Crise Climática’, a jornada reuniu pesquisadores, estudantes, gestores públicos e representantes de instituições científicas e tecnológicas para debater soluções sustentáveis, apresentar projetos inovadores e consolidar parcerias estratégicas.
Além do conteúdo apresentado no talk, o Grupo Pereira entregou pacotes de adubo orgânico, produzido com os próprios resíduos de ambas as redes. Dentro da companhia, a iniciativa envolve a transformação de 600 toneladas de resíduos em adubo orgânico e destaca a importância do manejo correto, um tópico fundamental em um mundo no qual o desperdício é uma preocupação crescente. Dados recentes divulgados pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) mostram que o mundo desperdiça aproximadamente 1,3 bilhões de toneladas de alimentos por ano, representando cerca de um terço de toda a comida produzida globalmente. Isso não só contribui para a fome mundial, mas também gera enormes quantidades de resíduos que, se não forem gerenciados adequadamente, podem causar danos significativos ao meio ambiente. O desperdício de alimentos é a causa entre 8% e 10% dos gases de efeito estufa.
O grupo ganhou reconhecimento como umas das 20 empresas engajadas no Brasil na luta contra o desperdício de alimentos, pois, salvou mais de 16 toneladas de alimentos nas lojas Comper e Fort Atacadista, em Campo Grande (MS), por meio da parceria com a Food To Save. Além disso, a companhia também realiza doações em todas as suas unidades, por meio de iniciativas como a parceria com o programa Mesa Brasil, do Sesc. Desde o início das doações com entidades, foram mais de 2.700 toneladas. Somente em 2024, esse número alcançou 800 toneladas, com Mato Grosso do Sul respondendo por mais de 1,3 mil toneladas no período de 2018 a 2024. “Nosso principal objetivo é colaborar com instituições sociais que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social”, a coordenadora de ESG do Grupo Pereira, Adrileny Bogado Constantino.
Outro destaque é a produção de energia limpa, 97% das fontes de energia utilizadas nas unidades de negócio do Grupo Pereira no Brasil são renováveis. No Comper Itanhangá, em Campo Grande (MS), por exemplo, toda a estrutura da loja é coberta por placas fotovoltaicas. O grupo tem 15 usinas fotovoltaicas em operação e 25 em andamento e outras em estudo.
Entre as ações ESG desenvolvidas pelo Grupo Pereira ao longo dos anos estão ainda a destinação correta para 50 mil lâmpadas, eletrônicos e 10 mil litros de óleo entregues pelos clientes em postos de coleta nas lojas e usados em ações de capacitações em comunidades; bem como a distribuição de 15 mil mudas de plantas aos novos colaboradores.
Na área social, destaque para projetos, como Troco Solidário, campanhas de contratação de pessoas 50+, inclusão de PcD (pessoa com deficiência) e projeto ‘Cãolaborador’ para adoção desses animais nas lojas e campanhas de doação de alimentos, agasalho e lenços durante o Outubro Rosa.
Promoção na bandeira Comper
Os Supermercados Comper, em Dourados (MS), estão com a promoção exclusiva “Carrinho Cheio, Chave na Mão”. Iniciada em 20 de março, a campanha vai até 22 de junho, proporcionando aos clientes a chance de concorrer a um prêmio especial: um Renault Kwid 0KM, além de 120 vale-compras Vuon Card.
A dinâmica é simples: a cada R$ 100,00 gastos em compras no mesmo cupom fiscal, os clientes têm direito a um número da sorte aleatório para participar do sorteio. A fim de garantir a participação, é necessário informar o CPF ou CNPJ no caixa, no momento da compra, e ativar os números da sorte cadastrando-se no site oficial da promoção. Os números da sorte são liberados automaticamente após o registro, e cada R$ 100,00 equivalem a uma nova chance no sorteio. O grande vencedor do Renault Kwid e os contemplados com os vale-compras serão anunciados ao fim da promoção.
Grupo Pereira
Fundado em 1962, na cidade de Itajaí (SC) completou 62 anos de história em 2024. Atualmente, tem 22 mil funcionários nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal.
A empresa tem 140 unidades de negócio, incluindo 30 lojas da rede de supermercados Comper, 73 unidades do Fort Atacadista (atacarejo), 3 filiais do Atacado Bate Forte (atacadista de distribuição), 25 lojas SempreFort (varejo farmacêutico), um broker – distribuidor oficial da Nestlé -, 5 agências de viagens, 2 postos de combustível e um centro de distribuição (CD). Além disso, o Grupo Pereira completa seu ecossistema de soluções ao incluir o braço logístico Perlog e os serviços financeiros da Vuon, que inclui o private label Vuon Card, com mais de 1 milhão de cartões emitidos, além de gift cards, seguros e assistência odontológica.