A Associação Cearense de Supermercados (Acesu), com o apoio de proprietários de empresas supermercadistas, representantes de redes associadas e fornecedores de grandes marcas nacionais, dará início à campanha “Cearensidade”. A partir de julho, a ação – que traz o humorista e cantor Falcão como garoto-propaganda – ganhará as ruas e avenidas de todas as regiões de Fortaleza.
A campanha é uma verdadeira celebração do orgulho cearense. “Uma oportunidade para exaltar a nossa gente, para mostrar que somos fortes, aguerridos e muito trabalhadores. A campanha já é um sucesso, pelo lançamento já percebemos isso, uma grande aceitação. A Acesu pensa em todos os públicos, olhamos para todos da mesma forma, queremos o setor em constante crescimento e com ações assim atingimos todas as camadas sociais, de forma simples e direta”, explica Janaína Oliveira, diretora de Marketing e Relacionamento da Acesu.
O ineditismo da ideia, que já despertou olhares curiosos de outros estados, remete à perspectiva de um olhar mais imersivo quando falamos da riqueza cultural cearense. O compromisso com a comunidade e o apoio aos supermercados de bairro surgem como temas centrais, destacando a importância vital desses estabelecimentos na economia local e no tecido social de todo o Estado.
Para Nidovando Pinheiro, presidente da Acesu e proprietário do Nidobox Supermercados, a ação é essencial para aproximar empresas e clientes. “Queremos construir algo grande, o varejo do Ceará é muito forte, o regional também, então o intuito é unir forças e estar bem mais próximo dos fornecedores e do público em geral. A campanha nasce com essa missão, de ser um elo que una todos os envolvidos. Em breve estaremos também inaugurando a nova sede, que fica na Torre Empresarial Iguatemi, e foi uma das grandes motivações da Cearensidade. Estamos orgulhosos de estar escrevendo esse capítulo tão importante para a história da associação”, ressalta o presidente.
A “Cearensidade” ficará no ar por dois meses (de julho a setembro) com mensagens regionalistas em outdoors, backbus, monitores em terminais de ônibus e propagandas de rádio, fomentando as compras nos próprios bairros. “Exaltar a nossa “cearensidade” é a melhor forma de fortalecer essas relações e o varejo do Estado”, explica Murilo Tavares, 1º vice-presidente da entidade e presidente da Rede Uniforça. Para Irlândia Pinheiro, 2ª vice-presidente da Acesu e proprietária do Analí Supermercado “a campanha está linda, quero parabenizar a todos, nós somos vitrines da indústria, dos distribuidores, é importante para fazer os clientes entenderem que comprar nos supermercados de bairro também é bacana”, garante.
A Cearensidade conta com a adesão de grandes marcas estaduais e nacionais, dentre elas Solar Coca-Cola, Grupo Maratá, Alvoar Lácteos (Betânia), Ambev, M. Dias Branco, Marilan, J.Macêdo, Bauducco, Aurora Coop, Italac, Três Corações (Santa Clara), Imac (Casa Garcia), Kicaldo, Fribal, Isis, DPA Lactalis Brasil, Granja Regina e Frosty.
A campanha
Pensada ainda em 2023 e projetada a partir de janeiro de 2024, a campanha, assinada pela jornalista Mari Nascimento, sócia-diretora da agência FeMMari Comunicação Infinita, é um movimento para fortalecer os laços entre os cearenses, valorizar a identidade local e impulsionar o crescimento econômico de forma inclusiva e sustentável. “Idealizamos evocar o espírito do nosso povo, enaltecendo raízes e tradições. Esse regionalismo nos torna únicos, é a nossa identidade, a nossa cara, então a Cearensidade tem esse viés, de preservar o comércio local, as conexões comunitárias, a importância de estimular àqueles que sempre estiveram ao nosso lado. Cabe todo o Ceará nessa campanha”, detalha Mari.