Mantendo a tradição e pelo 59º ano consecutivo, entre os dias 21 e 24 de setembro, em Campinas (SP), a liderança empresarial do varejo alimentar brasileiro se reunirá para construir o futuro.
A ABRAS’25 food retail future tem como objetivos: (i) apresentar e debater a visão de futuro e da estratégia empresarial para o setor de varejo alimentar brasileiro; (ii) a perspectiva institucional, discutindo os avanços regulatórios e nas relações governamentais; (iii) o ponto de vista de fornecedores e de parceiros de negócios, a partir do olhar da indústria e dos prestadores de serviços; (iii) ampliar os relacionamentos e os negócios, (iv) além de celebrar a união, o progresso e as conquistas setoriais.
A edição reunirá mais de 1.200 líderes, entre empresários, executivos, parceiros, especialistas e autoridades de destaque no setor.
Exclusivo para convidados, o encontro subsidia as principais decisões dos empresários do varejo alimentar brasileiro. Segundo João Galassi, presidente da ABRAS , “A ABRAS’25 food retail future é um roteiro de transformação para o nosso setor, com conteúdo curado e pensado estrategicamente para o momento atual e para o futuro do varejo supermercadista no Brasil.”
Com um time de palestrantes de renome nacional e internacional, a ABRAS presta um serviço ao setor e ao país, colocando em pauta os novos caminhos para o setor. O tema central desta edição será o conceito de Share of Life, com foco em ampliar a participação na vida cotidiana do consumidor e em demonstrar como essa estratégia pode gerar crescimento, inovação e perenidade para os negócios.
Destaques da programação da perspectiva empresarial – Visão de futuro e estratégia setorial
A importância estratégica do Share of Life para o varejo alimentar – Crescimento, margens e perenidade
A abertura ficará a cargo de Tom Kilroy, sócio-líder global de Varejo Alimentar da McKinsey & Company, que virá especialmente dos Estados Unidos para apresentar a importância estratégica do Share of Life para o varejo alimentar e seu impacto no crescimento, nas margens e na perenidade dos negócios, com insights exclusivos para transformar a relação entre marcas e consumidores.
O potencial da jornada do consumidor para Share of Life – Como a indústria e os marketplaces utilizam a inteligência de dados para fidelizar os clientes
Domenico Tremaroli Filho, Diretor de Atendimento ao Varejo da Nielsen IQ Brasil, se juntará a especialistas como Magali Aquino, Head Comercial de Supermercados do Mercado Livre Brasil e Gustavo Bruno, CEO da Mars Pet Brasil, para discutir o potencial da jornada do consumidor para Share of Life e como a indústria e os marketplaces utilizam a inteligência de dados para fidelizar os clientes.
A próxima década do varejo alimentar – Seis disrupções que vão redefinir o varejo e o potencial de ampliar a relevância das marcas na vida das pessoas
Vindo especialmente de Paris, Marc-André Kamel, sócio e líder global de Varejo da Bain & Company, trará com exclusividade as seis grandes disrupções que vão redefinir o varejo alimentar na próxima década, indicando os caminhos para ampliar relevância e capacidade de transformação das empresas brasileiras.
A voz do consumidor – Oportunidades de ampliação de participação na vida do consumidor baseados em práticas locais e resultados de estudo global da PWC
Luciana Medeiros, sócia-líder da PWC Brasil, apresentará as mudanças no comportamento do consumidor brasileiro e mundial, como resultado de estudo global da PWC, e as oportunidades de ampliação de participação na vida do consumidor baseados em práticas locais, num bate-papo com Frederico Trajano, CEO do Magazine Luiza, considerando o papel dos marketplaces na dinâmica de consumo.
Transformação digital e oportunidades para o setor – O poder da inteligência artificial no incremento de resultados
A transformação digital também será tema central, com debates sobre o impacto da inteligência artificial no varejo. Ari Kertesz Vice-Presidente de Consultoria Executiva de Reinvenção, Diretor Geral Sénior Accenture, e Marcello De Zagottis, COO da RD Saúde (Ex-RaiaDrogasil), a maior rede de farmácias do Brasil, abordarão como a tecnologia otimiza a performance e cria novas oportunidades para os varejistas.
O redesenho da oferta e da demanda – O impacto da reforma tributária de consumo na cadeia de abastecimento
O impacto da reforma tributária de consumo na cadeia de abastecimento será outro ponto alto da programação, quando Maria Isabel Ferreira, Sócia-líder de Impostos Indiretos da KPMG no Brasil, apresentará o panorama cronológico da implementação da reforma tributária de consumo no Brasil, o impacto fiscal na estrutura logística e de distribuição e abastecimento, e o impacto econômico e financeiro da relação indústria, varejo e consumidor para debater o redesenho da oferta e da demanda. Este debate será com e Bruna Lovison do Prado Head Fiscal da Johnson & Johnson Brasil, e Mariana Fabietti, Diretora Fiscal da Mondelèz Brasil.
O impacto do consumo saudável no varejo alimentar – Como os hábitos do consumidor em busca por saudabilidade mudará o varejo alimentar
A busca por uma vida mais saudável terá espaço especial na programação, com Cristiane Amaral, Sócia Líder para América Latina de Produtos de Consumo, Saúde, Agro e Varejo da EY e Alberto Raich, Vice-Presidente e Gerente Geral da Kellanova Brasil, e Priscilla Mattar, Vice-Presidente da Área Médica da Novo Nordisk, fabricante do Ozempic, debatendo como os hábitos do consumidor em busca por saudabilidade mudará o varejo alimentar.
O produto é a experiência – Como transformar a experiência em lucro e em maior participação na vida dos consumidores
Os maiores especialistas globais em CX – Costumer Experience, chave fundamental para transformar a jornada e experiência do consumidor em lucro e em maior participação na vida dos consumidores, será esplanada pelos maiores especialistas globais na matéria: Dennis Wakabayashi, um dos maiores especialistas globais em Experiência do Cliente (CX) conhecido como “The Global Voice of CX” e Camila Ferreira The CX Queen, Ex. Diretora do Uber Eats para a América Latina e CEO da Raise Up.
O maior caso de Share of Life do varejo alimentar mundial – Como o Walmart ampliou a participação na vida dos consumidores
Chris Biggs, Lider Global de Transformação Digital de Varejo Diretor Geral e Sócio Sênior da BCG – Boston Consulting Group, e Guilherme Loureiro, CEO do Walmart no Canadá, Mexico e América Central, contam como o Walmart ampliou sua participação na vida dos consumidores, o maior caso de sucesso de Share of Life do varejo alimentar no mundo.
Jantar do Poder: uma noite de reconhecimento e liderança
Na noite de segunda-feira (22), a ABRAS realiza a primeira edição histórica do Jantar do Poder , que reunirá líderes do varejo alimentar, parlamentares e autoridades em uma celebração de reconhecimento e diálogo institucional.
Mais que uma confraternização, será um tributo à liderança, coragem e visão de quem move o Brasil; e um momento de construção de caminhos para o desenvolvimento nacional.
Para João Galassi, “O Jantar do Poder é uma homenagem sincera de um setor do tamanho do Brasil àqueles que fazem a diferença. Reconhecemos autoridades e parlamentares de todos os cantos e partidos que, com trabalho sério e compromisso real, ajudam a construir um país melhor. Somos um setor que alimenta, emprega e move o Brasil, e valorizamos quem faz junto com a gente.”
Serviço
Evento: ABRAS’25 Food Retail Future
Data: 22 e 23 de setembro de 2025 (sessões de conteúdo e exposição)
Local: Royal Palm Plaza Hall Eventos – Campinas (SP)
Assessoria de Imprensa ABRAS: Amanda Leiria – assessoria@abras.com.br – (61) 99126-6067
Credenciamento imprensa, clique aqui.