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ABRAS’23 lança Guia ESG e pesquisa inédita do setor supermercadista

De Renata Ruiz
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Segundo e último dia do evento também é marcado por debates com executivos nacionais e internacionais sobre geração de valor para consumidores e relação do varejo com indústria

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) lançou nesta terça-feira, 19, em parceria com a KPMG o primeiro Guia ESG para o setor e uma nova pesquisa para mapear mais indicadores ESG, durante o segundo dia do ABRAS’23 food retail future. A iniciativa fez parte do último dia do evento, que proporcionou debates e exposições sobre o cenário do varejo alimentar brasileiro, tendências de mercado para o setor e como aprimorar a relação do varejo com a indústria.

O guia foi anunciado pelo 1º vice-presidente da ABRAS e responsável por coordenar o trabalho de criação do guia por meio do Comitê ABRAS KPMG, Paulo Pompílio. “Seguir todos os indicadores ESG pode parecer extremamente desafiador, mas o importante é começar. Inicie com um indicador, dois e assim ganhe escala”, afirmou. Também presente no painel, o vice-presidente executivo da ABRAS, Rodrigo Segurado, destacou que o guia é inédito e servirá de referência para o setor em todo o mundo.

Da esquerda para direita: Fernando Gamboa, KPMG, Rodrigo Segurado (ABRAS), Paulo Ferezin (KPMG), Marcio Milan (ABRAS) e Paulo Pompílio (ABRAS)

Desenvolvido em parceria com a KPMG, o Guia é fruto de uma extensa pesquisa feita sobre o nível de engajamento do setor com as ações envolvendo a temática ESG e traça dez objetivos para orientar os supermercadistas na melhoria constante de seus indicadores.

Cenário e desafios do setor.

O último dia da ABRAS’23 food retail future foi marcado ainda pelos debates e exposições de alto nível de representantes das maiores consultorias do mundo e alguns dos principais CEOs do setor supermercadista brasileiro que debateram o contexto atual do varejo, os desafios para conquistar o consumidor cada vez mais exigente e disperso em diferentes canais de compras e como aprimorar a relação do varejo com a indústria.

O diretor de varejo da Nielsen no Brasil, Roberto Butragueño apresentou dados inéditos de uma recente pesquisa feita pela empresa com 3,1 mil consumidores de todo o país entre junho e julho deste ano. “Quase metade dos consumidores tem comprado em uma loja nova nos últimos 6 meses, sendo a proximidade o principal driver junto com o boca a boca”, afirmou o executivo. Segundo o estudo, a proximidade da loja é considerada importante para 40% dos entrevistados na hora de escolher seu mercado, seguida pelas menções boa a boca, citada por 25% dos entrevistados.

Outro ponto de destaque citado por Butragueño foi o fato de os varejos regionais ainda resistirem mesmo com o crescimento acelerado dos atacarejos que somente nos últimos seis anos abriram 996 lojas. “O varejo brasileiro é resiliente e o varejo regional brasileiro é muito resiliente, mesmo em um momento que o atacarejo tem uma força e um crescimento muito específico”, afirmou.

O sócio da consultoria Mc Kinsey e referência global na área de varejo, Steven Begley, por sua vez, apresentou um painel com as cinco dimensões-chave para uma empresa definir sua proposta de valor para o cliente : Valor, Sortimento, Experiência, Serviços de Valor Agregado e Conveniência. O executivo também trouxe vários cases internacionais para mostrar aos presentes algumas das tendências que vem sendo adotadas por varejistas em países desenvolvidos para se manterem relevantes para os consumidores e reforçou a importância de as empresas terem bem definida sua proposta de valor independente do canal a ser utilizado para chegar ao consumidor.

“Pelo que você quer ser conhecido? Não existe resposta certa ou errada, mas sim uma escolha sobre como você quer atuar e ao qu quer ser associado”, afirmou.

Nos debates finais, representantes da indústria e de redes varejistas debateram a importância de se manter uma boa relação entre os segmentos e como aprimorar a interface de forma a garantir a satisfação dos consumidores finais. “A indústria está buscando eficiência e inovação para oferecer produtos melhores sem repassar o custo para o consumidor. O relacionamento com o varejo é fundamental para essa transformação”, afirmou o presidente da Kraft Heinz no Brasil, Fernando Rosa.

“O relacionamento entre varejo e indústria precisa ser baseado na confiança e na transparência. O varejo precisa acompanhar a evolução do consumidor e da indústria”, destacou o vice-presidente comercial do Assaí, Wlamir Lemos.

O CEO do Grupo Pão de Açucar, Marcelo Pimentel ressaltou ainda a bem-sucedida estratégia de agir em sintonia com a indústria e o consumidor. “Parte do sucesso que temos conseguido administrar tem sido por essa relação de ganha-ganha, na qual, ao manter um estoque mais saudável, conseguimos dar previsibilidade. A indústria consegue se planejar, consegue reduzir os atritos dessa relação em termos de como o recebimento é feito”, explicou. “Ao final de tudo o cliente ganhando, todo mundo ganha”, concluiu o executivo.

No encerramento do evento foi feita ainda a entrega do Prêmio ABRAS Advantage de Colaboração, resultado da tradicional pesquisa realizada pela Advantage Group sobre colaboração com o objetivo de reconhecer as empresas do varejo e da indústria que mais cooperam. “O objetivo desta pesquisa é fornecer informações para que as empresas tenham uma agenda colaborativa como diferenciador e motor de crescimento. E trabalhar com a ABRAS e a Superhiper é auxiliar neste processo, uma possibilidade para exercitar o tema de forma a melhorar os negócios do varejo alimentar e da indústria”, afirma a diretora da Advantage Group para o Brasil e América Latina, Ana Fioratti.

Confira os premiados neste link: Prêmio Advantage reconhece os melhores em colaboração da indústria e do varejo

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Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

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