Home SeçõesABRAS ABRAS em Ação nas Estaduais – Rio Grande do Norte promove evento estratégico para o setor supermercadista

ABRAS em Ação nas Estaduais – Rio Grande do Norte promove evento estratégico para o setor supermercadista

Encontro regional reforça a parceria entre a ABRAS e a Assurn, trazendo inovação, eficiência operacional e tendências de mercado para fortalecer o varejo alimentar no estado

De Redação SuperHiper
0 Comentário

A terceira edição do ABRAS em Ação nas Estaduais — Rio Grande do Norte reuniu, nesta quinta-feira (17), supermercadistas, lideranças locais e um grande número de participantes, no Holiday Inn Natal, localizado em Natal, capital potiguar.

O encontro reuniu grandes supermercadistas da região, sendo uma excelente oportunidade de networking, troca de conhecimento e experiência. O evento foi aberto pelo vice-presidente de Relações Institucionais e Administrativo da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Marcio Milan, e pelo presidente da Associação de Supermercados do Rio Grande do Norte (Assurn), Gilvan Mikelyson.

Milan iniciou a sua fala dando boas-vindas aos convidados presentes. “Primeiramente, eu quero agradecer a oportunidade de estar aqui novamente no ABRAS em Ação pela terceira vez. Trago aqui vocês um abraço caloroso do nosso presidente, João Galassi, que tem feito um trabalho brilhante e incansável pela defesa do setor supermercadista do Brasil. A gente verá um pouco mais adiante as pautas que nós estamos tratando em Brasília, lideradas por ele, que não pôde estar aqui hoje.” E acrescentou. “É muito importante para nós, neste momento, apresentar informações e muito conteúdo, bem como compartilhar informações sobre o relacionamento entre indústria e varejo. Porque o objetivo comum nosso é atender cada vez melhor o nosso consumidor. Fazemos parte de um elo da cadeia, em que estamos no fim, parte na qual as coisas acabam se concretizando e acontecendo. Então, todo o trabalho, que é desenvolvido desde o campo até chegar à casa do consumidor, envolve toda essa cadeia que vem se unindo cada vez mais.”

O presidente da Associação de Supermercados do Rio Grande do Norte (Assurn), Gilvan Mikelyson, fez coro às palavras de Milan e agradeceu a presença de todos. “Vivemos um momento de grandes desafios e é justamente por isso que precisamos estreitar os laços, estar juntos, fortalecidos e organizados. Entre as dificuldades que enfrentamos atualmente, eu queria destacar a necessidade de adequação à legislação da reforma tributária, que trará impactos diretos ao setor e exige atenção, preparo e articulação. Assim como a grande luta que se trava nacionalmente, inclusive, por uma dosimetria das multas dos órgãos reguladores baseada na razoabilidade e na proporcionalidade. A batalha constante pela redução das taxas de cartão de crédito, que comprometem a nossa rentabilidade; as distorções no programa de alimentação do trabalhador, que precisam ser corrigidas para manter a sua finalidade original; a preocupação com o empréstimo consignado oferecido ao trabalhador com juros elevadíssimos, o que tem comprometido o orçamento familiar e gerado instabilidade; as dificuldades em acessar mão de obra qualificada, agravadas por modelos de contratação antiquados e rígidos. Necessitamos ter mais flexibilidade para adaptar as contratações às necessidades reais do nosso setor.”

O presidente da Assurn complementou sua fala. “É também tempo de enxergar as oportunidades que surgem. A busca por eficiência operacional, que tanto o Milan fala. A melhoria da performance em vendas é um caminho inevitável para a sustentabilidade do negócio. A luta pela implantação da farmácia completa nos supermercados representa não só um avanço comercial, mas um serviço que amplia o acesso à saúde para a população, promovendo concorrência saudável e mais comodidade ao consumidor. A capacidade de transformar desperdício em oportunidades, com gestão eficiente de estoques e redução de perdas. A reavaliação da jornada comercial no varejo brasileiro, buscando estratégias e conceitos que gerem lucratividade. O uso estratégico da inovação e da inteligência artificial (IA) para melhorar a gestão, os resultados e as tomadas de decisões. A valorização das mídias on-line como ferramentas para a divulgação das nossas ofertas, promoções, campanhas e para se aproximar do cliente final. O nosso setor é muito forte, é essencial e é feito por pessoas que trabalham com dedicação todos os dias. Que este encontro nos inspire e nos provoque.”

Vice-presidente de Relações Institucionais e Administrativo da ABRAS, Marcio Milan. Foto: Divulgação/ABRAS

Presidente da Associação de Supermercados do Rio Grande do Norte, Gilvan Mikelyson. Foto: Divulgação/ABRAS

Vice-presidente de vendas e marketing da ABRAS, Celso Furtado. Foto: Divulgação/ABRAS

Na sequência, Milan fez questão de fazer um agradecimento especial ao vice-presidente de Vendas e Marketing da ABRAS, Celso Furtado, que está deixando o cargo para assumir o posto de novo CEO e diretor-geral da rede de supermercados Coop. “Celso esteve com a gente por pouco mais de quatro anos, e ele fez um trabalho brilhante dentro da ABRAS. Não só ele, mas toda a equipe da ABRAS, liderada pelo Celso, executou ações que mudaram o patamar da associação nas áreas de comunicação, eventos e na própria convenção. Ela mudou de nome para ABRAS’25. Eu acho que ele deixa uma marca muito grande para nós, na ABRAS, de liderança, dedicação, foco e de muito trabalho. A representatividade que hoje a ABRAS tem, liderada pelo nosso presidente João Galassi, espelhada no formato de comunicação capitaneada pelo Celso, é o que nos permite atingir hoje um patamar de visibilidade incrível e um respeito muito grande, não só no Congresso Nacional, mas na cadeia de abastecimento como um todo. Então, Celso, eu queria agradecer a você.”

Mikelyson acrescentou. “Se nós estamos aqui hoje, muito se deve ao Celso, que foi quem fomentou e sempre fez o que foi possível para a realização desse projeto que é o ABRAS em Ação. Ele foi o pioneiro que trouxe para nós esse encontro de altíssimo nível. Ele é uma pessoa altamente humilde, que sempre gosta de compartilhar informações, nos ensinar, nos orientar. Celso está deixando a ABRAS para um projeto novo, mas permanece aqui o seu legado conosco.”

Celso Furtado subiu ao palco e agradeceu o momento. “Obrigado, Marcio e Mikelyson, pelas palavras. É uma honra, em quase cinco anos, ter liderado essa vice-presidência dentro da ABRAS. Estou indo para um projeto novo, mas permaneço no ecossistema, no qual assumo uma rede de supermercados. Então, a minha vida é varejo, e continuarei sempre próximo a vocês.”

Palestras

Um dos palestrantes convidados para o ABRAS em Ação Assurn, o CEO da R-Dias, Alexandre Ribeiro, foi responsável por abordar o tema “Trade Marketing: ferramenta estratégica que gera resultado para o varejo e para a indústria”. Para o executivo, um dos pontos mais fundamentais do trade marketing é que ele alinha os interesses entre a indústria e o varejo, pois, na prática, você se senta com a indústria para fazer uma reunião de qualidade, não tem um pedido no meio”.

O executivo da R-Dias também destacou um dado bastante importante que as empresas precisam ficar atentas. “Se pegarmos 2013 e compararmos com 2023, nós veremos muitas mudanças no Ranking ABRAS das 50. Então, a grande questão é como você faz para se manter ativo no mercado tão dinâmico, exigente e em constante expansão?”.

CEO e Fundador da Escola de Leads, Alberto Kastro. Foto: Divulgação/ABRAS

Grande público presente no ABRAS em Ação nas Estaduais Assurn. Foto: Divulgação/ABRAS

CEO e fundador da Food to Save, Lucas Infante. Foto: Divulgação/ABRAS

Com o tema “Inteligência artificial na prática: IA aplicada para empresas e profissionais em transformação”, o palestrante, CEO e fundador da Escola de Leads, Alberto Kastro, trouxe insights relevantes sobre o tema e falou como ele acabou embarcando nesse mundo. “Alguns empresários começaram a me procurar, eu estava à frente da minha empresa, que foi fundada pela minha família há mais de 20 anos. Especialmente na época da pandemia, as pessoas passaram a me perguntar sobre marketing digital, tráfego pago, etc. Ou seja, como eu utilizava isso na minha empresa. E eu comecei a ensinar o que eu fazia. Naquele momento, surgiu o meu entendimento de que a área educacional tinha muito poder, que transformava não só as empresas, mas as pessoas.”

O CEO e fundador da Food to Save, Lucas Infante, trouxe o tema “Como a informação transforma desperdício em oportunidade no varejo” e fez um alerta bastante preocupante sobre a produção e distribuição de alimentos no País. “No Brasil, um País com tanta desigualdade e onde tantos passam fome, nós somos capazes de desperdiçar por ano quase dois Maracanãs cheios de comida. É preciso virar esse jogo e encontrar alternativas, como as que já temos oferecido por meio das nossas sacolas-surpresa.”

Em seguida, foi a vez do especialista em varejo, Fernando Luiz, apresentar o tema “A jornada comercial do varejo brasileiro: estratégias e conceitos que geram lucratividade”.

O terceiro ABRAS em Ação nas Estaduais – Assurn teve o patrocínio de Bluesoft, DM, Oxe Transporte e Logística e Toledo do Brasil. E, também, os apoiadores: EMS e São Braz.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 50 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada