A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), em parceria com a Associação Pernambucana de Supermercados (Apes), realizou nesta quarta-feira, 28, o ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco, que aconteceu em Recife, no MV Empresarial. Com o tema “Colaboração entre varejo e indústria”, o setor pode conferir palestras e novidades voltadas ao crescimento do setor supermercadistas.
O encontro reuniu grandes supermercadistas da região, sendo uma excelente oportunidade de networking, troca de conhecimento e experiência. O evento foi aberto pelo vice-presidente de Relações Institucionais e Administrativo da ABRAS, Marcio Milan, e o presidente da Apes, Jaílson Lopes Leite.
Jaílson iniciou a sua fala dando boas-vindas ao público presente. “Eu gostaria de parabenizar a todos que estão por aqui e agradecer por terem vindo, por saírem de suas lojas para estarem aqui nesse momento de abertura do ABRAS em Ação. É um evento que pelo segundo ano, estamos fazendo aqui em Pernambuco e vamos continuar realizando desde sempre. Quero aqui agradecer ao pessoal da ABRAS que está nos ajudando a fazer esse evento e vocês estão aqui como nossos convidados”.
Marcio Milan retribui as palavras de Jaílson. “Agradeço a oportunidade de estar aqui nesse momento compartilhando as informações e principalmente os trabalhos que nós estamos desenvolvendo a nível nacional com a nossa liderança do nosso presidente João Galassi. O presidente Galassi hoje está em Brasília e pediu para transmitir um abraço a todos os presentes. Ele gostaria de estar conosco, mas nós temos que nos dividir em alguns momentos”.
O vice-presidente de Relações Institucionais e Administrativo da ABRAS ainda complementou. “Presidente Jailson, eu queria aproveitar esse momento pra gente falar um pouco do trabalho incansável que o presidente Galassi vem fazendo na sua gestão. O trabalho que nós vamos apresentar aqui hoje da Reforma Tributária, dos Vouchers, foi um trabalho que eu diria assim, foi único durante todo esse período da gestão do presidente que não vem medindo esforços. Ele vem se dedicando diuturnamente para fazer com que essas pautas virem realidade para todos nós aí nos supermercados e com certeza, vai aumentar a eficiência operacional dos supermercados e, consequentemente, melhorar aí a lucratividade de todas elas. Então eu queria pedir em seu nome, Jailson, e de todos os colegas que estão aqui, a gente dá uma salva de palmas para o nosso presidente que nesse momento está lá em Brasília defendendo a pauta dos medicamentos. Eu acho que não é mais do que justo, pois estamos com a ABRAS num patamar de grande representatividade e de grande responsabilidade com a cadeia produtiva como um todo. No dia 10 de junho, lá em Brasília, vai acontecer o Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento, onde estarão reunidas as 16 associações que possuem pautas comuns, no qual o objetivo da gente é olhar a cadeia como um todo e trazer aí os benefícios que precisa, para que a gente possa cada vez mais melhorar a nossa eficiência operacional”.

Vice-presidente de vendas e marketing da ABRAS, Celso Furtado. Foto: Divulgação/ABRAS
O próximo a se apresentar foi o vice-presidente de vendas e marketing da ABRAS, Celso Furtado. “A minha mensagem aqui é rapidamente falar um pouco do momento da ABRAS. Nós recentemente, no evento do Ranking, atualizamos os números do setor, o tamanho do varejo alimentar no Brasil. Um setor pujante que cresce, aumentou a sua participação para 9,12% do PIB, faturou mais de R$ 1 Trilhão e emprega mais de 9 milhões de colaboradores em todos o Brasil”.
Dando início as palestras dos Keynotes, Marcio Millan abordou dois temas que a ABRAS vem trabalhando fortemente em Brasília: a Reforma Tributária e o Pat e-social. “Quando nós estamos falando do programa de alimentação do trabalhador você vê o seguinte. Esse tema ficou acomodado durante muito tempo. Por qual razão? O consumidor ele recebe o vale alimentação e usa esse benefício sem saber que o volume de taxas são cobradas dele mesmo”.
A diretora comercial e de desenvolvimento de vendas da Advantage Group International, Rosana Carvalho, também palestrou para o público presente. “O tema que eu trago aqui tem muito a ver em como lidar com a questão das negociações, de como trazer temas para alavancar o negócio para os dois lados. Que é fundamental né? O Marcio Millan já tinha falado antes da questão de que as vezes a indústria ganha muito mais que o varejo. O nosso objetivo é justamente fazer o ganha ganha. É trazer informações que possar criar parcerias efetivas em negócios”.

Diretora comercial e de desenvolvimento de vendas da Advantage Group International, Rosana Carvalho. Foto: Divulgação/ABRAS
Ela ainda declarou no início da sua palestra que “Quando a gente fala de agenda colaborativa, nós estamos falando aí de um tema muito importante que é justamente como criar a questão da colaboração no centro dos negócios. A gente sabe que as indústrias e os varejos, eles têm que ter agilidade nas respostas e cada vez mais, com tanta informação passando, sendo trocada. O que é necessário para um melhor desenvolvimento? O ser humano. Já foi citado anteriormente e eu volto a fortalecer esse tema. Porque nada adianta a gente possuir milhões de informações se a gente não tiver o poder de decisão e o poder da escolha das coisas. Então, num ambiente bastante competitivo que a gente sabe que cada vez mais isso vem acontecendo, a gente precisa criar processos, criar parcerias de negócios para ter o ganha ganha. A questão de colaboração é muito mais ampla que só pensar em montante de negócios, ela é uma construção de negócios. Por isso eu falo da continuidade”.
Em seguida foi a vez do supermercadista e fundador da Fábrica de Líderes, Rafael Haddad, abordar o tema “Eficiência operacional: como construir processos e uma mentalidade para aumentar sua lucratividade”, do CEO e fundador da R-Dias, Alexandre Ribeiro, falar sobre o tema “Trade Marketing: ferramenta estratégica que gera resultado para o varejo e para a indústria” e do gerente de relacionamento com varejo da NielsenIQ, Rubens Costa, que trabalhou em sua palestra o tema “Conhecendo as tendências do consumidor”.
O ABRAS em Ação nas Estaduais – Apes contou com patrocínio de Bluesoft, Carolina, DM, Ecom, Food to Save e Toledo do Brasil. E, também, tem como apoiadores: EMS, São Braz e Trebeschi.