A terceira edição do ABRAS em Ação nas Estaduais — Ceará reuniu, nesta terça-feira, 14, supermercadistas, lideranças locais e um grande número de participantes, no La Maison, em Fortaleza, capital cearense.
O encontro teve a participação de grandes supermercadistas da região, sendo uma excelente oportunidade de networking, troca de conhecimento e experiência. O evento foi aberto pela presidente da Associação Cearense de Supermercados (Acesu), Cláudia Machado Novais, e pelo vice-presidente de Relações Institucionais e Administrativo da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Marcio Milan.
Claudia iniciou a sua fala dando boas-vindas para todos os convidados presentes e destacou a importância da magnitude de um evento como esse no Estado. “O ABRAS em Ação é um encontro que simboliza a força, a união e o dinamismo do nosso setor supermercadista. O ABRAS em Ação é bem mais que um evento de palestras e participantes. É um espaço de troca, de construção conjunta do futuro do nosso setor onde nós buscamos fortalecer a representatividade dos supermercadista cearense e ampliar a doação da Acesu com entregas que gerem a inovação, a capacitação e o desenvolvimento dos nossos associados e seus apoiadores. Eu quero aqui agradecer ao nosso presidente João Galassi pela realização nesse evento e ao nosso vice-presidente Marcio Milan que sempre está aqui conosco”, declarou Claudia.
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O vice-presidente de Relações Institucionais e Administrativo da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Marcio Milan, retribui as palavras de Claudia, agradeceu a presença dos convidados e abordou os temas que seriam levantados em sua palestra. “Primeiramente, eu quero agradecer a oportunidade de estar aqui novamente no ABRAS em Ação pela terceira vez. Trago aqui para vocês um abraço caloroso do nosso presidente, João Galassi, que tem feito um trabalho brilhante e incansável pela defesa do setor supermercadista do Brasil. A gente verá um pouco mais adiante as pautas que nós estamos tratando em Brasília, lideradas por ele, que não pôde estar aqui hoje.” E acrescentou. “É muito importante para nós, neste momento, apresentar informações e muito conteúdo, bem como compartilhar informações sobre o relacionamento entre indústria e varejo. Porque o objetivo comum nosso é atender cada vez melhor o nosso consumidor. Fazemos parte de um elo da cadeia, em que estamos no fim, parte na qual as coisas acabam se concretizando e acontecendo. Então, todo o trabalho, que é desenvolvido desde o campo até chegar à casa do consumidor, envolve toda essa cadeia que vem se unindo cada vez mais”, disse Milan.
Durante o momento institucional, o gerente comercial da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Alexandre Magno, fez uma breve apresentação das principais ações que a Associação Brasileira de Supermercados desenvolve para o setor. “A ABRAS defende um setor que tem pouco mais de 424 mil lojas espalhadas em todo o Brasil. Esse evento de hoje é um dos momentos que nós trabalhamos no intuito de levar um pouco mais de conhecimento para todos vocês de uma forma sustentável. Somos mais de 30 milhões de pessoas passando por uma loja todos os dias e um pouco mais de 9 milhões de funcionários”, comentou Magno.

Gerente Comercial da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Alexandre Magno. Foto: Divulgação/ABRAS
Palestras
Na sequência, Milan, voltou ao palco para abordar questões relativas à reforma tributária, empréstimo consignado, modernização do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) e redução da jornada de trabalho.
Durante sua apresentação, o vice-presidente de Relações Institucionais e Administrativo da ABRAS, Marcio Milan, destacou que a desoneração completa de uma cesta básica tão abrangente é um avanço significativo e um motivo de grande comemoração para o Brasil. Além de beneficiar diretamente o consumidor, especialmente as famílias de baixa renda, essa medida reduz o custo dos alimentos essenciais e melhora o poder de compra da família brasileira. Dessa forma, a isenção de impostos sobre produtos básicos deve ser reconhecida como um direito adquirido e constitucional, garantindo que as futuras gerações possam usufruir dessa proteção e viver de forma mais justa e digna. E fez um apelo para que os governadores, as Secretarias Estaduais de Fazenda e os Legislativos Estaduais adotem, de forma imediata e coordenada, a alíquota zero de ICMS para os itens definidos como integrantes da futura Cesta Básica Nacional de Alimentos Isenta.
Sobre o PAT, Milan apresentou o conjunto de medidas estratégicas defendidas pela ABRAS no âmbito do governo federal que tem por objetivo: eliminar as distorções, ampliar a concorrência e acabar com as taxas abusivas dos vouchers privados que impactam diretamente os preços na gôndola. Assim, a associação propõe que o PAT seja operado diretamente pelo Governo Federal via pagamento em conta salário. As sugestões incluem, por exemplo, a criação do PAT Digital, com conta vinculada ao Pix para cada beneficiário, além de teto de 0,7% para taxas, reembolso em até dois dias, padronização de contratos e supervisão do Banco Central (BC).
No caso do consignado, a ABRAS tem reafirmado propostas voltadas à proteção da renda dos trabalhadores e ao fortalecimento da economia formal no País. Já quanto à redução na jornada de trabalho, os dados apresentados por Milan revelam que a adoção da 4×3 no Brasil, se confrontaria com uma queda relevante do Produto Interno Bruto (PIB) e com um aumento expressivo do grau de informalidade no mercado de trabalho.
Resumindo, com essas propostas, a ABRAS reforça ao governo sua disposição de contribuir de forma construtiva para o desenvolvimento de políticas públicas que conciliem proteção social, geração de empregos e crescimento econômico.

Vice-presidente de Relações Institucionais e Administrativo da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Marcio Milan. Foto: Divulgação

CEO e fundador da Food to Save, Lucas Infante. Foto: Divulgação/ABRAS
Com o tema “Como a informação transforma desperdício em oportunidade no varejo”, o CEO e fundador da Food to Save, Lucas Infante, fez um alerta bastante preocupante sobre a produção e distribuição de alimentos no País. “No Brasil, um País com tanta desigualdade e onde tantos passam fome, nós somos capazes de desperdiçar por ano quase dois Maracanãs cheios de comida. É preciso virar esse jogo e encontrar alternativas, como as que já temos oferecido por meio das nossas sacolas-surpresa”.
Em seguida, foi a vez do co-fundador e VP de Indústria e Varejo da Rock Encantech, Fernando Gibotti, apresentar o tema “Varejo magnético: como conquistar a atenção e o tempo dos clientes”. E para fechar o ciclo de palestras, o Gerente de Relacionamento com Varejo da NielsenIQ, Rubens Costa, trabalhou com o tema “Conhecendo as tendências do consumidor”.
O terceiro ABRAS em Ação nas Estaduais – Acesu teve o patrocínio de Bluesoft, Carolina, DM, Food to Save, Qualiseg Brasil, TOTVS, Trebeschi e Toledo do Brasil. E, também, os apoiadores: Infomarket, Pernod Ricard, Rod-Car e São Braz.