Por Edevaldo Figueiredo
A parceria entre a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e a boutique de estruturação de crédito Ártico Capital resultou na criação do Portal Varejo Brasil, um sistema moderno que organiza o ciclo financeiro do setor varejista supermercadista, oferecendo soluções financeiras inteligentes, flexíveis e seguras para o setor. A iniciativa é pensada para atender às especificidades e desafios do mercado brasileiro, especialmente dos pequenos e médios supermercados, que frequentemente enfrentam margens apertadas e dificuldades financeiras no dia a dia.
O Portal Varejo Brasil atua como uma ponte entre varejistas e fornecedores, proporcionando um cenário em que o varejo, que está tradicionalmente pagando a prazo aos seus fornecedores, possa pagar à vista, promovendo um fluxo financeiro mais saudável para ambas as partes. Através dessa solução, os varejistas ganham a possibilidade de negociar melhores condições, enquanto os fornecedores recebem de forma mais rápida, eliminando a necessidade de recorrer a antecipações bancárias caras e de alta taxa de juros.
Leia também:
- Próxima década do varejo alimentar vai muito além do preço
- O potencial da jornada do consumidor para o Share of Life
- Mercado pet no Brasil: o potencial ainda pouco explorado pelo varejo alimentar
- Dollar General ensina varejo brasileiro a crescer com foco no cliente
- ABRAS´25 começa com agenda intensa e momentos únicos
- ABRAS reúne Alckmin, Tarcísio e grandes lideranças políticas no 1º Jantar do Poder
Para a ABRAS, o projeto representa um avanço significativo na organização financeira do setor supermercadista, uma vez que o mercado brasileiro é marcado por fortes pressões para redução de preços e margens muito apertadas. A iniciativa foi construída em conjunto com o comitê financeiro da ABRAS e tem como base as dores identificadas diretamente pelos associados e fornecedores, buscando responder com uma estrutura de crédito que atenda às demandas reais do setor.
Além da funcionalidade principal do portal, o projeto prevê quatro linhas de produtos para diferentes perfis do varejo, incluindo soluções para redes maiores que já possuem estruturas financeiras próprias, linhas de crédito para expansão de lojas, crédito consignado para colaboradores, e o portal fornecedor que busca democratizar o acesso a melhores condições financeiras no mercado. Essas soluções somam-se para formar um ecossistema financeiro completo que visa o sustentável crescimento do setor supermercadista.
A Ártico Capital traz sua expertise em estruturação de direitos creditórios e produtos financeiros para criar uma plataforma robusta e eficiente, que permite o cadastro de fornecedores para antecipação de boletos com taxas reduzidas, beneficiando o varejo com prazos de pagamento alongados e reduzindo a dependência das altas taxas cobradas por bancos e adquirentes. Esse modelo de centralização e volume é o que possibilita a redução dos spreads financeiros.
Presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), João Galassi e o CEO da Ártico Capital, Victor Pinelli. Foto: Divulgação/ABRAS
Outro aspecto relevante do projeto é a preocupação com o crédito consignado para trabalhadores, que tradicionalmente apresenta taxas elevadas e riscos de endividamento dos funcionários. O portal também oferece um programa de educação financeira para os colaboradores, auxiliando-os a evitar taxas abusivas e a planejar seu futuro financeiro, fortalecendo, assim, o ambiente comercial e social do setor.
A parceria ABRAS e Ártico Capital, com o lançamento do Portal Varejo Brasil, representa um marco de inovação e colaboração no varejo brasileiro, trazendo soluções financeiras adequadas e qualificadas para um segmento que movimenta bilhões e que necessita de maior organização e previsibilidade para crescer de forma sustentável no cenário econômico atual.
Este conjunto de iniciativas revela a visão estratégica do setor supermercadista para enfrentar desafios antigos, como margem reduzida, inadimplência e falta de acesso facilitado a crédito, promovendo um ambiente mais disciplinado e competitivo para todos os envolvidos na cadeia do varejo alimentar.