Home SeçõesABRAS ABRAS demonstra o impacto da reforma tributário na cesta básica

ABRAS demonstra o impacto da reforma tributário na cesta básica

De Renata Ruiz
0 Comentário

Estudo feito pelo Comitê Técnico – Reforma Tributária da ABRAS, em parceria com a MG Contécnica e com a Kaduna Consultoria, mostra como a proposta em discussão vai aumentar, em média, 60% os tributos sobre os alimentos

Em entrevista à BandNEWS TV ontem, dia 03 de julho, o presidente da ABRAS, João Galassi, apresentou o estudo desenvolvido pelo Comitê Técnico – Reforma Tributária da ABRAS, em parceria com a MG Contécnica e com a Kaduna Consultoria, que demonstra o impacto da Reforma Tributária em discussão nos impostos da cesta básica por estado e por regiões do Brasil.

O presidente da ABRAS e o Instituto UNECS também mostrou o estudo para o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em reunião realizada em São Paulo no último sábado, 01 de julho. Nesta mesma reunião estava presente o secretário extraordinário da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, que contestou o estudo.

Pelos cálculos da ABRAS, os estados da região Sul serão os mais afetados, caso a reforma seja aprovada no Congresso Nacional, já que o aumento médio na tributação será de 93,5%. As regiões Centro-oeste e Sudeste aparecem logo em seguida na lista, com alta prevista de 69,3% e 55,5%. Para as regiões Norte e Nordeste, o incremento deve ser de 40,5%, 35,8%.

No levantamento, foram considerados produtos como arroz, feijão, carnes ovos, legumes, dentre outros. A ABRAS levou em conta a adoção reduzida em 50% sobre a alíquota padrão do IVA (Imposto sobre Valor Agregado) prevista de 25%, que está em discussão.

Conheça o estudo na íntegra em: https://static.abras.com.br/pdf/impacto-da-reforma-tributaria-na-cesta-basica-2023-06.pdf

Acompanhe a repercussão no LinkedIn da ABRAS.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada