Por Renata Ruiz
Um estudo publicado pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) da Esalq/USP, mostraram que as áreas de frutas e hortaliças plantadas no último ano voltaram ao patamar pré-pandemia (2019). Lembrando que durante a pandemia houve uma retração no setor. No quesito consumo, o setor de hortifrúti tem apresentado crescimento mais intenso em termos de valor do que em volume de vendas. E esse aumento de valor é resultado dos maiores custos de produção e de melhorias realizadas na cadeia de comercialização e de serviços.
Para 2024, pesquisadores da Equipe da HF Brasil indicam que a tendência é de que o prato do brasileiro seja mais diversificado, com diferentes frutas e hortaliças. A conveniência vem sendo um fator importante para o consumidor, e, em 2024, os hortifrútis processados também devem estar mais presentes no carrinho de compras do brasileiro.
Devido ao aumento desta demanda contínua por frutas e vegetais está criando sólidas oportunidades de crescimentos para os varejistas alimentares, segundo a diretora de certificação de produtos alimentícios da NSF, Sonia Acuña-Rubio, uma provedora de serviços de teste, inspeção, certificação e consultoria, além de soluções digitais, sediada em Ann Arbor, Michigan, para o site Supermarket News.
Segundo a NielsenIQ, os consumidores estão procurando manter uma dieta mais saudável e comer produtos orgânicos e integrais. E para Acunã-Rubio, um varejista que oferecer opções saudáveis e produtos orgânicos pode gerar mais fidelidade deste consumidor a sua marca, e ao mesmo tempo, se diferenciar dos concorrentes. “Como as prioridades sustentáveis podem variar entre os segmentos de consumidores, é crucial que os varejistas entendam os valores e preferências específicos de seu público-alvo”, disse Acunã-Rubio.
Em uma das visitas da SuperHiper a uma rede varejista brasileira, notamos que a tendência chegou aqui e veio para ficar. Um exemplo é a rede de Curitiba (PR), Verde Mais Fresh Market, que investiu neste segmento para oferecer sempre produtos frescos e orgânicos a seus clientes, além de serviços como foodservice. O consumidor vai mais vezes as lojas para comprar o que precisa, como produtos mais frescos, saudáveis e naturais. A crescente demanda por produtos industrializados vem caindo, mas por comidas prontas, saudáveis e o hortifruti, vem crescendo. Vendo esta oportunidade, há 9 anos atrás, Helton Parizzoto investiu na ideia e criou a rede, a primeira do país a investir no segmento.
Em breve, confira a matéria completa na revista SuperHiper sobre a rede Verde Mais Fresh Market.
“O interesse dos consumidores por produtos orgânicos e sustentáveis continuará a crescer e se tornará uma expectativa generalizada, e os eles estarão cada vez mais dispostos a pagar um prêmio pelos produtos”, disse Acuña-Rubio.
Fonte: SuperMarket News